Um dos mais recentes casos foi esta campanha intitulada “Uma pequena mudança, uma grande diferença”, que apresenta fotografias de “modelos” desnutridos de uma tribo nómada do Quénia (Samburu) a segurarem um acessório de luxo, num cenário completamente árido e pobre.
Esta campanha foi criada para o Projeto Samburu, de uma ONG que fornece água potável para a tribo desse local e o seu objetivo é confrontar as pessoas com os seus desenfreados hábitos de consumo, nomeadamente a compra de produtos supérfluos, e sensibilizá-las para o impacto desse comportamento nas populações de sociedades subdesenvolvidas, que enfrentam dificuldades sérias diariamente. A divulgação inicial, em 2007, ocorreu apenas através de meios físicos como cartazes e panfletos distribuídos em vários locais; no entanto, recentemente, esta mensagem foi reavivada e com um impacto bastante maior, tornando-se viral, ao ser partilhada nas redes sociais como o Twitter e o Facebook.
A esperança do grupo é que esta iniciativa “de choque” possa sensibilizar os consumidores fazendo-os reavaliar o valor do dinheiro que gastam, tão insignificante para estes e tão essencial para outros, e que motive doações em todo o mundo. De acordo com a ONG em questão “A força da campanha reside no facto de quase ridicularizar as desigualdades de riqueza, um problema sério que ainda persiste entre nós nos dias de hoje”.
Para mais informações, incluindo sobre como ajudar, visitem: https://www.cordaid.org/en/
E estas imagens, também te deixaram a refletir sobre o mundo em que vivemos?
Sem dúvida que estas imagens nos fazem refletir sobre as grandes desigualdades que ainda se vivem hoje em dia.
ResponderEliminarA internet dá-nos aqui a conhecer uma realidade bem distinta da nossa, e que de outro modo não conheceríamos. Por outro lado o marketing realizado na campanha, ao invés de apelar ao consumo de um produto ou serviço, procura apelar à nossa solidariedade. Também aqui se verifica o poder do marketing viral, já que como referiste a campanha original (apenas através de meios físicos) não foi capaz de atingir o mesmo impacto do que a partilha das imagens nas redes sociais. O Projeto Samburu pode assim ganhar força graças aos millenials, que como sabemos são bastante sensíveis a este tipo de causas e querem ser parte integrante destas iniciativas, não só contribuindo a nível material mas também espalhando a mensagem - o que, no caso da Geração Net, passa obviamente pela partilha da mesma nas redes sociais. Esse inner glow aliado à forte presença desta geração nas redes sociais explica como a campanha se tornou viral. Esperemos que o buzz criado à volta da campanha seja, de facto, suficiente para ajudar as pessoas desta tribo a conseguirem alcançar uma vida melhor.
Esta campanha é bastante chocante, porque junta duas realidades opostas: o luxo e a pobreza extrema. Não sei até que ponto considero esta a melhor forma de chamar a atenção para estas causas, uma vez que acaba por usar (e "abusar) a imagem de pessoas que nada têm e pô-las em situações muito pouco comuns na sua vida. Embora a intenção seja a melhor, acho que este tipo de campanhas vai um pouco além daquilo que considero razoável. Contudo, este tipo de campanhas acaba por ser eficaz e chama de facto a atenção para a causa.
ResponderEliminarMas ainda assim faz-me bastante confusão ver este tipo de imagens.
E verdade é que numa altura em que parece que a sociedade não prende a sua atenção a nenhum facto, são este tipo de campanhas que realmente mobilizam as pessoas e conseguem atingir o seu objetivo.
ResponderEliminar