domingo, 28 de fevereiro de 2016

Offline e Online cada vez mais ligados.

Francisco Costa, Administrador do Grupo Odisseias, considera que a grande tendência de e-commerce para 2016 é o reforço da ligação entre o offline e o online, passando, por exemplo, pela utilização dos dispositivos móveis para proporcionar oportunidades de negócio assim que os clientes entram nas lojas.



Num artigo de opinião publicado no "Público", o partner da Odisseias identifica outras tendências que as marcas deverão considerar nas suas estratégias para este ano:
  • aumento da procura através do canal mobile;
  • maior aposta na visão omnicanal por parte das empresas;
  • possibilidade de se efectuarem compras directas através das redes sociais;
  • comunicação (ainda) mais personalizada;
  • sites com mais imagem e menos texto;
  • aumento da importância do content marketing.
Num mercado cada vez mais dinâmico, e sujeito a constantes mudanças, estar devidamente informado acerca das novas tendências pode ser uma vantagem extremamente importante face à concorrência. Conhecer bem os consumidores, compreender as suas necessidades e comunicar com eficiência faz toda a diferença.

Fonte: Público

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

É a vez do M-Commerce...

Segundo um estudo publicado pela Associação da Economia Digital (ACEPI), em 2012, foram gerados cerca de 850 mil milhões de euros pelo comércio eletrónico no mundo e 300 mil milhões de euros na Europa. Em Portugal, o valor rondava os 49 mil milhões de euros (31% do PIB), com cerca de 2,5 milhões de compradores (24% da população) e apontava para a tendência crescente destes indicadores.

Uma das principais tendências mundiais do comércio eletrónico é a substituição dos computadores pelos smartphones e tablets para a realização das compras e o mesmo se verifica em Portugal (ver gráfico). O mobile-commerce é uma oportunidade para as empresas conquistarem os consumidores que “vivem” online.

Fonte: ACEPI, 2013

Mesmo que as compras não sejam finalizadas através do smartphone ou tablet, as pesquisas de produtos nas lojas de e-commerce fazem-se cada vez mais a partir de dispositivos móveis. Isto traz desafios às empresas, que devem proporcionar uma boa experiência ao consumidor, pois o contrário poderia traduzir-se na perda do cliente.

A principal vantagem que se destaca é a praticidade ou conveniência do processo para os consumidores que são cada vez mais multi-task, pois conseguem finalizar a compra em poucos passos e comodamente. Para as empresas, a presença multi-canal pode conferir uma vantagem competitiva. 

Fontes:
ACEPI, 2013 – Economia Digital em Portugal 2009-2017
ACEPI, 2016 - Os smartphones e tablets estão a transformar-se nos novos carrinhos de compras. Disponível em: http://www.acepi.pt/artigoDetalhe.php?idArtigo=91813

Geração Millennials

http://www.forbes.com/sites/laurenfriedman/2016/02/25/5-ways-millennials-show-love-on-the-internet-and-why-your-brand-should-care/#5263e631282f

A propósito do conceito de Geração Millennials, encontrei este artigo na Forbes, que achei interessante, pois dá conta da conexão entre esta geração e a sua partilha e relação com as marcas online.

Este termo é usado para designar aqueles que nasceram entre 1980 e 2000, e é um termo cunhado por dois autores norte-americanos, William Strauss e Neil Howe. Parte desta geração, fazem os jovens entre os 15 e 35 anos, ou seja, muitos de nós. Para aqueles que se situam neste intervalo etário, fiquem a saber que somos considerados mais tolerantes às diferenças, mas também mais críticos em relação às regras sociais; assim como mais exigentes no campo pessoal e profissional; mais otimistas que os nossos pais e mais propensos a desafios. Somos criativos e idealistas; integramos facilmente o mundo digital nas nossas vidas e assumimos novos valores. Só aspetos positivos! Portanto, quem se revê aqui?


Em relação à questão das marcas e o mundo online, a tendência é para comentar o produto/experiência, seja boa ou má; acreditar mais nas recomendações de amigos do que na publicidade da própria marca. O youtube; instagram e comunidades online são meios para isso.

Technology makes it easy to share sentiment on-demand, and smart brands will dig deep into how and why millennials are showing the love. The good news is that millennials don’t need a milestone event like a birthday or an anniversary to share – they’re ready and willing to get personal about the brands they adore simply because they can.

Espreitem o artigo e vejam se são um verdadeiro “millennial”!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Um produto Prodígio!

A Nespresso lançou há poucos dias uma nova máquina de café com a qual é possível conectar-se através do telemóvel. Com a Prodígio (é assim que se chama) os apreciadores podem preparar o seu café remotamente, através da aplicação da marca para smartphones. Para além desta funcionalidade, a máquina envia alertas sempre que as cápsulas estiverem a terminar e fornece notificações relacionadas com a manutenção do equipamento.

Pelos vistos a Prodígio ainda não dá aos consumidores a oportunidade de serem servidos pelo Clooney, mas não desesperem meninas, talvez seja só uma questão de tempo!



O equipamento estará à venda a partir do dia 1 de Março, com um PVP de 199€, e poderá ser adquirido no ponto de venda dos parceiros habituais, nas Boutiques e Clube Nespresso (via telefone, internet ou aplicação móvel).

Fontes: Briefing e Leak.