A receita de
publicidade do Facebook alcançou os 5,2 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões
de euros) nos primeiros três meses do ano, o que representa um aumento de 57%
face ao mesmo período de 2015. A grande fatia corresponde aos anúncios para
dispositivos móveis, responsáveis por 4/5 da receita de publicidade, apesar de
serem mais caros para as marcas do que os anúncios para desktop.
Os resultados atingidos por esta
rede social podem ser analisados de duas formas. Por um lado, assistimos a uma necessidade
de alteração da forma como as marcas comunicam e procuram chegar e interagir
com o cliente. Por outro, temos uma rede social que procura constantemente ser dinâmica,
inovadora e capaz de criar valor para as marcas.
Como referido em um outro artigo
neste blog (“Publicidade no Facebook mais próxima da TV”), o Facebook irá
introduzir ferramentas que permitirão aos anunciantes escolher as horas de
emissão e locais geográficos que mais favorecem a passagem dos anúncios
publicitários das suas marcas.
Tomemos como exemplo o caso de
sucesso que foi apresentado recentemente pelo COO do Facebook, Sharyl Sanderg,
aquando da apresentação dos resultados deste primeiro trimestre do ano.
Em menos de um dia, a equipa do
Facebook ajudou a Nestlé a adaptar um anúncio de televisão para o formato
adequado ao feed de um dispositivo móvel. A mudança diz respeito não à duração
do anúncio – ambos têm 15 segundos – mas sim à introdução de sobreposições de textos que ajudam a transmitir a mensagem sem som
e à apresentação de uma imagem mais dinâmica aquando do início do anúncio. A
capacidade de diferenciação e de envolver
as pessoas desde os primeiros segundos é primordial para cativar a atenção do
cliente e conquistar a sua atenção ao longo dos 15 segundos seguintes.
De facto, esta equipa sabe muito
bem o que faz. A otimização do anúncio para esta versão mais apelativa e
adequada a um dispositivo móvel já deu provas de sucesso.
O anúncio alvo de intervenção da
bebida Natural Bliss Coffee Creamer da Nestlé pode ser visualizado no link que
segue abaixo na fonte.
Fonte: Marketter
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