quinta-feira, 2 de março de 2017

A Exaltação dos "Novos Criadores" nos Óscares


No passado Domingo, realizou-se a 89ª Cerimónia dos Óscares, o segundo programa televisivo mais visto do mundo e o pináculo das cerimónias de premiação para a indústria cinematográfica.
Casey Neistat, uma dos mais proeminentes Youtubers da atualidade, juntou-se à gigante Samsung e foi a cara de um spot publicitário da marca, transmitido durante o primeiro intervalo da cerimónia.
Casey Neistat surge num parque de estacionamento e realiza o seu “discurso” aos espectadores da cerimónia, explicando que é preciso prestar atenção à massiva comunidade online, que é o Youtube.
A mensagem fundamental do anúncio é exemplificar, como até mesmo, os criadores de conteúdo que não estão envolvidos numa indústria tão grande quanto a de Hollywood, podem ter um impacto. Casey chega mesmo a apelidar os youtubers como “ os criadores desta geração”.


O facto de o anúncio ter sido transmitido, pela primeira vez, na noite dos Óscares, foi particularmente adequado, já que Casey é uma das maiores estrelas do YouTube e os Óscares são a forma mais eficaz de chegar àqueles que realizam, profissionalmente, filmes e anúncios.
Na minha opinião, esta poderá ser uma grande “jogada” por parte da Samsung, uma vez que, demonstra que a marca é parceira deste tipo de criadores e que os apoia com as suas ferramentas mais recentes (câmaras fotográficas que também funcional como telemóveis).
Este spot publicitário, reflete ainda, a necessidade de existir um foco real, por parte dos marketers e das empresas, neste tipo de plataformas, numa altura em que cada vez mais pessoas têm acesso à Internet e em que o vídeo revela ser a melhor ferramenta de exibição e suprime as falhas de linguagem e comunicação encontradas com a escrita.

De referir contudo que, esta não é a primeira vez que a Samsung colabora com criadores de conteúdo.
Após o escândalo com as baterias Galaxy Note 7, que resultaram na perda de 5,3 biliões de dólares, bem como, na perda de confiança do consumidor, a Samsung começou a colaborar, não só, com youtubers como é o caso de Neistat e Jesse Wellens, mas também, a modelo Karlie Kloss.


A Samsung, pretende assim, libertar-se da imagem deixada pelo desastre das baterias “explosivas” e fazer a transição da publicidade focada no produto, como é o caso, dos spots publicitários Galaxy A films, realizados no ano de 2016, para a publicidade focado no ser humano. Este anúncio marcou o início de uma campanha extensiva da Samsung baseada na tagline “Do what you can’t”

Spot Publicitário de 2016 - Galaxy A films

Fontes
:http://www.campaignlive.com/article/exclusive-samsung-awards-different-kind-filmmaker-during-oscars/1425390
http://www.adweek.com/brand-marketing/casey-neistat-introduces-hollywood-to-the-new-makers-in-samsungs-oscars-campaign/
https://fstoppers.com/business/samsung-ad-casey-neistat-shows-rest-us-167245

2 comentários:

  1. Olá a todos!

    Achei este teu post mesmo interessante.
    Como não percebo nem sigo muito as noticias sobre as tecnologias, confesso que não sabia desse "desastre" da Samsung com as baterias. De facto, pelo que percebi, a marca perdeu imenso com isso, e a melhor maneira de tentar recuperar a perda, é rapidamente penetrar no mercado com novas ideias. Esta atitude que teve, em contratar este Youtuber, que é bastante conceituado, tendo um enorme numero de seguidores, acho que foi sem duvida uma aposta muito bem conseguida. Cada vez mais, as pessoas confiam "nos outros" e não tanto nas marcas (como damos nas aulas), e mesmo que os consumidores saibam que o Youtuber é contratado pela marca para falar bem dela, muitos consumidores acabam por confiar muito mais, do que se fosse um simples anuncio feito pela Samsung.
    O facto de ter sido apresentado nos Oscares, foi claramente uma mais valia, sendo este programa, como disseste, o segundo mais visto! Acho assim, que a Samsung vai lucrar muito com isto e com isso, acabar um bocado com essa "má fama" as baterias.

    Obrigada,
    Joana Pinto

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  2. Realmente a tragédia das baterias abalou e muito o negócio da Samsung. Contudo, sendo esse um assunto que tanto foi discutido nas Social Media, chegando mesmo a ser um assunto que gerou alguma indignação por parte dos internautas, será esta uma estratégia de fazer com que esqueçam? Ou de mostrar que já ultrapassaram o problema?

    A verdade é que soube-se que a Samsung, para rentabilizar o investimento, teria ''fugido'' a algumas das regras na construção destas baterias, perdendo total confiança dos amantes de telemóveis (que com esta tragédia a Huawei aumentou brutalmente as vendas).

    Por muito que a Samsung tenha conseguido atingir um grande número de internautas ao apostar na grande noite dos óscares, é certo também que dificilmente conseguirá conquistar novamente o público perdido.

    E Joana, como sabemos e cada vez mais as pessoas se apercebem, os Youtubers são pagos para falar bem da marca, não estará isso demasiado obsoleto? Hoje em dia, enquanto consumidora, não me acredito em nada daquilo que vejo nos youtubers ou bloguers, na realidade aquilo é tudo uma encenação.

    Um bocadinho de humor sobre esta situação das baterias explosivas:
    http://www.deccanchronicle.com/technology/in-other-news/240916/funny-reactions-to-the-exploding-samsung-galaxy-note-7.html

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