A LOJA DO FUTURO (SHOP OF THE FUTURE), a funcionar nas
instalações do CITEVE, serve como espaço demonstrador de um novo conceito de
ponto de venda. Este espaço de demonstração é um dos resultados do PPS5 5 -
ICT4Business, que faz parte do projeto mobilizador PT21 – Power Textiles Sec
XXI, inserido no Pólo de Competitividade da Moda. O PT21 tem como objetivo
englobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e
elevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de empresas da
fileira Têxtil e Vestuário, mas também de outros sectores da economia
complementares.
Os resultados do projeto estão patentes no espaço LIVING
SMART SHOP que disponibiliza de forma integrada todos os conceitos,
experiências e tecnologias desenvolvidas no projeto e que serve de validação em
contexto real e de demonstração dos vários desenvolvimentos, dos quais se
destacam:
- Montra interativa
para motivar a entrada do cliente na loja - capaz de reconhecer o género e
a faixa etária dos clientes. Apresenta um catálogo contextualizado e permite
interação com recurso a gestos.
- Prateleiras
inteligentes baseadas na tecnologia RFID - disponibilizam informação
adicional sobre os produtos expostos na loja. Reconhecem quais os artigos
expostos, e quando algum artigo é levantado da prateleira é mostrada informação
acerca desse artigo num ecrã.
- Cabine de prova
inteligente com uma assistente virtual e dotada de "espelho mágico"
- permite a simulação de prova de vestuário além de outras funcionalidades que
motivam o cliente para a compra. Espaço que oferece uma experiência imersiva e
interativa aos seus utilizadores, assente nas últimas tecnologias de áreas como
visão por computador, computação gráfica e interação homem-máquina. Composto
por uma assistente virtual que acompanha a experiência e um “espelho mágico”
que permite o acesso ao catálogo de produtos e prova virtual de vestuário,
qualquer utilizador poderá interagir com o espelho mágico, recorrendo apenas a
gestos com os seus braços.
‐ Personalização do produto
em loja - Body Scanner - tecnologia de digitalização 3D, com a qual é
possível obter cerca de 400 medidas do corpo humano em aproximadamente 10
segundos. Os clientes da loja têm a possibilidade de saber quais são as suas
medidas corporais exatas e, desta forma, mais rapidamente podem escolher os
modelos de vestuário que melhor se adaptam ao seu corpo. Os ajustes às peças
também se tornam mais simples, sem que haja necessidade da pessoa vestir a
peça. As empresas podem otimizar as tabelas de medidas e produzir vestuário
mais adaptado às medidas dos seus clientes e conseguir uma maior satisfação do
cliente.
‐ Gestão inteligente
da loja do futuro - Este sistema permite ao gestor de loja ter uma visão em
“tempo real” do que está a acontecer na loja, e aceder a um conjunto de
indicadores de negócio que apoiam a tomada de decisão na definição das novas
coleções. Com base na tecnologia RFID ao nível do item, a solução permite a
extração de um conjunto de indicadores de negócio que permitem a tomada de decisão
na definição das novas coleções, na animação de loja, na programação de novas
campanhas de comunicação ou na avaliação da performance de gamas específicas de
produtos.
‐ Interoperabilidade
da loja do futuro - o sistema de interoperabilidade é a plataforma
responsável pela troca de informação entre os diversos sistemas que compõem a
“Loja do Futuro”. Esta plataforma deteta, por exemplo, a entrada e saída de
cliente na loja ou provador, ou o movimento de peça das diferentes estantes
inteligentes na loja. Esta informação, é depois enriquecida com dados
relevantes, por exemplo, informação dos artigos como cores e tamanhos, e depois
redirecionada para as várias aplicações segundo um workflow previamente
definido. É através desta plataforma que a todas as aplicações interagem entre
si na loja do futuro.
Em suma, este espaço permite promover a vivência da
experiência na loja do futuro e ainda a comunicação do portfólio de novos
serviços a assegurar pelos parceiros do projeto de forma concertada, numa
lógica de apoio à implementação do conceito LOJA DO FUTURO aos potenciais
clientes interessados.
Este foi um projeto cofinanciado pelo Sistema de Incentivo à
Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional
Fatores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional
2007-2013) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia e
teve o seguinte consórcio:
CITEVE, Centro de Computação Gráfica, Creativesystems, INESC-Porto,
Ubisign, Tetribérica.
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