quarta-feira, 8 de março de 2017

Machismo ou sentido de humor?

No dia Internacional da Mulher muitas são as mensagens de orgulho e de poder que muitas mulheres divulgam, como o exemplo do discurso da Emma Watson pela ONU (https://www.youtube.com/watch?v=rq-jogDdKFU), onde surge a incentivar as mulheres a exigirem e a lutar pelos seus direitos. Mas também o simples gesto de oferecer flores a todas as mulheres que passaram na estação do Bolhão pelas 8h da manhã.

Para assinar esta data, também a empresa de compra e venda de carros, StandVirtual, decidiu deixar uma mensagem na sua página do facebook. Uma mensagem que gerou polémica nas redes sociais. A marca divulgou uma imagem de um carro a tentar estacionar, insinuando que as mulheres não sabem conduzir e que, para isso, têm uma solução: mais de 17000 carros com sensores de estacionamento.


Em apenas 4 horas a publicação já conta com 2030 partilhas e 3,3 milhares de reações Nos mais de 901 comentários existem mulheres mas também homens indignados com esta publicação.

Entre os comentários do sexo feminino encontramos mensagens como "acabei de denunciar esta publicação por considerá-la ofensiva e humilhante para as mulheres. Se é assim que acham que devem assinalar este dia, só comprova que é necessário muito debate e, sobretudo, muita educação acerca do papel das mulheres e do modo como devem ser tratadas… Lamento que tenham escolhido esta imagem e esta mensagem”, mas também do sexo masculino se encontra mensagens em defesa das mulheres, "mais uma piada machista para alimentar as pequenas mentes (que têm aumentado no mundo) que desprestigiam e desrespeitam a inteligência da mulher”. Mas muitos outros homens defendem que as mulheres que criticam esta atitude da marca são mulheres sem sentido de humor e que isto não passa de uma piada sobre a generalização que é feita sobre a condução da mulher.

A verdadeira questão que aqui se coloca é: será que isto não passa de uma piada de café e por isso uma página oficial de uma marca não poderá divulgar tal mensagem? Ou será apenas que a empresa quis divulgar os seus produtos com uma piada "tradicional" na sociedade portuguesa, e foi mal interpretada?

Muitos do clientes da StandVirtual podem assimilar que um valor da empresa é o machismo, deixando de ser seus clientes, enquanto outros podem apenas achar que foi uma piada e que os internautas que os criticam não têm sentido de humor.

Esta polémica é a prova que as marcas tem de ter muita atenção ao que dirigem aos seus consumidores nas redes sociais. Se estas plataformas são uma ferramenta fácil de estar em contacto direto, simples e rápido com os seus clientes, também são um perigo quando são mal utilizadas ou mal interpretadas, podendo acabar com a reputação de uma empresa de uma minuto para o outro.

Qual é a vossa opinião em relação à forma como a StandVirtual decidiu celebrar o dia internacional da mulher?
E em relação à diversidade de comentários? Será que releva ser uma atitude machista por parte da marca e das pessoas que a defendem? E o público que criticou, apenas não tem sentido de humor?

Fontes: http://www.delas.pt/a-mensagem-do-dia-da-mulher-que-esta-a-incendiar-as-redes-sociais/
https://www.facebook.com/Standvirtual/photos/a.123748678404.101628.85728663404/10154973459928405/?type=3&theater

4 comentários:

  1. Até tinha piada, se não tivessem escolhido a data errada!
    O Dia da Mulher, não é propriamente um dia de festa, contrariamente ao que muitos homens e muitas mulheres pensam, é um dia que serve para lembrar que ainda existem muitas mulheres neste planeta sem quaisquer direitos e que a igualdade, mesmo nos países ocidentais, ainda está longe de ser uma realidade.
    O Standvirtual ao publicar uma piada destas num dia como este está a meter o "dedo na ferida", por isso é normal que a piada não seja bem aceite, principalmente por parte das mulheres.
    Humor é humor quando é bem feito, esta publicação acaba por se tornar redutora e inoportuna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nesse aspeto concordo contigo Daniela. Apesar de a ideia da marca para utilizar um dia diferente para publicitar os seus produtos, acho que não teria gerado tanta polémica se a piada fosse feita num outro dia.

      Eliminar
  2. Sou sincera, na quarta-feira quando vi a imagem só pensei:"que piadola" e não liguei mais. Acho que a ideia até poderia funcionar se não fosse no dia que foi. Na minha opinião o dia não foi o melhor.
    O significado do dia da mulher é mais do que as piadas que fazem! O mundo e, principalmente as pessoas, ainda precisam de relembrados e ter uma maior consiencia que as mulheres são pessoas e têm os mesmos direitos que o sexo oposto, não têm menos valor ou mais, somos todos iguais.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita! Um bom exemplo que mostra como as marcas hoje em dia não controlam a mensagem e que os consumidores, com os seus megafones digitais, podem amplificar o seu desagrado gerando buzz negativo prejudicial para a marca! No entanto, também existe aquela velha máxima de que não há má publicidade, e às vezes o intuito é mesmo ser provocador só para chamar a atenção e gerar conversação...

    ResponderEliminar