Boa Noite Colegas,
As redes sociais estão a ficar “saturadas”, por um lado
estamos habituados a interagir cada vez mais
usando a Internet
para contactar os nossos amigos através das redes sociais, mas torna-se
saturante a quantidade de informação que nos assalta minuto após minuto. A
nossa capacidade de concentração deteriora-se e o interesse por vezes perde-se.
Eu própria noto que passo menos tempo “agarrada” às novas tecnologias e tento
aproveita-las de forma mais profícua na minha vida profissional e pessoal.
Prende-se aqui a questão, quais serão as
tecnologias que nos vão continuar a prender ao ecrã? As que captaram a nossa
atenção e o porquê?
Denoto que as empresas têm que, cada vez
mais, compreender as necessidades dos seus consumidores e responder não só
eficazmente como rapidamente face à demais concorrência. Estamos num mundo
global onde a palavra competição é a que reina e onde só sobrevivem as empresas
que detêm vantagens competitivas no seu negócio.
Isto para dizer que é de louvar os
jovens empreendedores que têm feito das redes sociais o BOOOOOOOOMMMM da
internet! Estes sim sabem o que criar perante as necessidades que os próprios
possuem.
Primeiramente temos o exemplo do
Facebook, que atualmente é a maior rede social do mundo com cerca de 2 mil
milhões de utilizadores, concebido por Mark Elliot Zuckerberg. A mais recente foi o Snapchat fundado por Evan Spiegel com cerca de 161 milhões de utilizadores
diários, e ambas as aplicações foram criadas por estudantes universitários.
O Snapchat é então uma App criada para smartphones que
permite aos usuários comunicarem por fotos, mensagens e vídeos mas o
diferencial é que tudo é apagado automaticamente segundos depois, ou no máximo de
24 horas. Como grande vantagem temos a não intromissão alheia, o que faz desta
App um uso mais pessoal e restrito.
E quais serão os concorrentes do snapchat?
Bem, desde 2016, a realidade prende-se com o facto do Facebook conseguir diminuir o uso do Snapchat. Isto
porque, por um lado com o Instagram Storie veio triunfar na medida em que
também permite colocar temporariamente os pequenos vídeos e/ou fotografias e enviar para a nossa rede de contactos, por
outro, a mais recente aposta da companhia de Mark Zuckerberg lançou uma
tecnologia também similar no seu WhatsApp.
(nota: o Instagram e o WhatsApp pertencem à companhia do Facebook)
E saberemos nós utilizar e distinguir estas duas App’s? Concordam que
sejam rivais?
Na mais recente noticia sobre o Snapchat, às 18h30 de sexta-feira dia 3 de
março, as ações da Snap rondavam os 27
dólares. A empresa terminou o primeiro dia na bolsa
de Nova Iorque com as ações 44% acima do valor inicial, cotadas a 24 dólares (valor bem acima dos 17 dólares a que
as ações foram vendidas).
A NBCUniversal fez um investimento estratégico no valor de 500 milhões de
dólares no Snapchat, somando mais 220 milhões de dólares e até ao momento,
trata-se da única empresa de media norte-americana com um investimento de peso.
Um dos programas de televisão do grupo “The Voice” foi dos primeiros a utilizar
o Snapchat para atrair novos consumidores ao permitirem que estes concorressem
à versão americana do concurso pequenas mensagens de vídeo.
Mas esta não foi a única companhia a lucrar com a
App do Snapchat. A Escola Secundária privada Saint Francis,
na Califórnia, EUA, também já fez milhões. Primeiramente a escola investiu 15
mil dólares, e com a entrada em bolsa, a Saint Francis vendeu dois terços das
suas ações (no valor inicial de 17 dólares), o que equivale a ganhos de cerca
de 24 milhões dólares! Incrível não é? Aqui prevalece um pouco esta diferença
entre a cultura portuguesa e a Americana, pois nós portugueses continuamos com
99% de aversão à incerteza, o medo de arriscar é constante e fruto disso não
somos tão empreendedores como os jovens americanos.
Com os fundos o diretor quer tornar a Escola Saint Francis em católica,
apostando na criação de programas inovadores e acessível a mais estudantes.
Todas as tecnologias sofrem do mesmo mal, tal como a Snap, o Twitter entrou
com imenso sucesso em Wall Street com ações a valer 18 dólares (acima do valor
de venda inicial em 2014), contudo, três anos depois, as ações rondam apenas
entre os 15/16 dólares, o que representa um valor 42% abaixo da
entrada inicial em bolsa.
Obrigada,
Camila Paiva
Fonte:
Principais tópicos para discussão:
- Aplicações fruto de jovens empreendedores;
- Quais as redes sociais do Futuro;
- Sustentabilidade das redes sociais;
- Snapchat vs Instagram;
- Lucros pelo proveito das redes sociais;
Olá!!
ResponderEliminarCada vez mais, as redes sociais invadem o nosso dia a dia. O que antes só conheciamos o "Hi5" ou o "Myspace", o aparecimento do Facebook revolucionou o mundo. Hoje, com o Twitter e as duas primeiras redes mencionadas, completamente ultrapassadas, o que domina as "bocas" do mundo, é sem dúvida o Instagram e o SnapChat. Pegando na tua terceira questão: Snapchat vs Instagram, acho que é muito ela por ela, no entanto, com o começo dos videos em direto no Instagram, esta rede acabou por abafar um bocado a outra.
É impressionante como "pequenos-grandes" jovens consegueriam criar booms tão grandes como o Snapchat e o Facebook. Estas criações são sem dúvida de admirar, não só pelo seu sucesso como pelos seus criadores. Cada vez mais, são os jovens que têm grandes ideias, e tudo devido à entrada das novas tecnologias cada vez mais cedo, na mente das pessoas.
Agora, até que ponto estas redes tão prestigiadas hoje, serão o auge no futuro? O mais provável é serem ultrapassadas por novas, se estas não se forem adaptando às necessidades das pessoas e à concorrência.
Achei bastante interessante o caso da escola ter investido 15 mil dólares na Snap, e acho ainda melhor, o facto de aproveitarem os lucros para ajudar nos fundos da escola. Estas sim, na minha opinião, são boas iniciativas.
Obrigada,
Joana Pinto
Olá.
ResponderEliminarDe facto existem pessoas que não são fãs de partilhar a vida pessoal com o mundo, mas o que é certo é que há milhares que não conseguem passar um dia sem partilhar um momento, uma frase, o belo do prato naquele restaurante, um local que foram visitar, etc. E estas aplicações vieram sem dúvida fomentar este espírito de partilha. É ótimo saber que são ideias que partem de jovens empreendedores que têm conseguido acompanhar e fazer proveito desta evolução gigantesca que é a tecnologia.
Snapchat vs Instagram: não tenho conta no Instagram, mas tenho notado pelos meus amigos, que embora continuem a utilizar o Snapchat, têm dado mais importância e destaque ao que se passa na rede Instagram, muito porque agora conseguem fazer muito mais nesta última. Em comparação com o Snapchat, é uma aplicação a menos que se tem instalada no smartphone. Mesmo assim sou da opinião de que ambas se conseguem distinguir.
Serão elas sustentáveis? Não sabemos. Como a Joana referiu, depois do Facebook surgir já mais ninguém sabia o que era o Hi5 ou o MySpace por isso não será de todo impossível as próximas gerações também não ficarem a saber o que é o Facebook ou o Snapchat. O que é certo é que este mundo tecnológico não tem parado com as mudanças/novidades e tudo dependerá também daquilo que será capaz de chamar a atenção deste público, cada vez mais jovem e que como temos visto na disciplina, cada vez mais exigente!
Boa noite,
Sandra Santos
De facto, tenho que concordar com a parte final do artigo.
ResponderEliminarEmbora popular, o Snapchat encontra-se numa posição estratégica fragilizada em comparação com o Instagram.
O Instagram, pertencendo ao Facebook, beneficia do conhecimento, do know-how já angariado pelo mesmo ao longo da sua existência. Para além disso, o Instagram tem sido capaz de se reinventar, revelando-se simultaneamente capaz de imiscuir-se no território do conteúdo "temporário" do Snapchat.
Esta IPO pode acabar por se revelar uma forma de garantir aos investidores a possibilidade de reaver o dinheiro investido inicialmente à custa da "hype" gerada em torno do lançamento em bolsa.