Basta ir ao provador, e sem ter de tirar a roupa e voltar a vestir, escolher as cores e os padrões que são projetados no corpo. De seguida é feito um scan ao corpo do cliente, por um ‘alfaiate virtual’, para obter as suas medidas. Depois é só aguardar 4 horas e pagar 200 euros.
O projeto está a ser testado e se obter bons resultados será exportado para outras lojas espalhadas pelo mundo. Ainda de encontra numa fase inicial, mas segundo o que a Reuters apurou, a loja já chegou a vender 10 camisolas num só dia, em vésperas do Natal.
"Se nós podemos dar ao consumidor o que ele quer, onde quer, quando quer, podemos diminuir o risco... exactamente no momento em que estamos a adivinhar o que poderá ser popular", refere Eric Liedtke, responsável pela marca Adidas.
Ou seja, com isto, para além de permitir ao cliente personalizar o seu produto, a marca poderá ficar a saber, as cores, os estilos e os padrões que estão em tendência.
O grupo Adidas encontra-se também atualmente a trabalhar em iniciativas que reduzam o tempo de preparação das novas coleções, que têm vindo a demorar entre 12 a 18 meses. Iniciativas essas que incluem a abertura de fábricas que vão trabalhar na sua maioria com robots.
E vocês? Que acham da iniciativa? Será que é isto que o futuro nos reserva nas experiências de compra?
http://observador.pt/2017/04/03/camisolas-a-gosto-e-a-medida-impressas-em-horas-na-loja-da-adidas/
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/adidas-digitaliza-o-corpo-dos-clientes-e-cria-camisolas-a-medida
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2017-03-21-Adidas-digitalize-o-corpo-e-faca-uma-camisola-na-loja
http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/adidas-aposta-em-roupa-por-medida/
http://jornal-t.pt/noticia/a-adidas-ja-faz-camisolas-na-hora-a-medida-do-cliente/
http://adidasknitforyou.com/
Sim, de facto acho que este será o futuro no que respeita às compras, principalmente na área do vestuário e calçado. Temos vindo a observar uma crescente preocupação com o cliente, individual e não só colectivo, com tendência à personalização dos produtos e serviços a oferecer, dependendo dos gostos e personalidades de cada um. Já há iniciativas semelhantes desenvolvidas pela Microsoft e pela Motorola Solutions, por exemplo, por isso, sim, a tendência futura é esta, na minha opinião.
ResponderEliminarOlá Sandra! De facto cada vez o potencial de customização irá ser aproveitado pelas marcas, considerando um consumidor mais exigente que quer tudo à sua medida. Esta customização começou por ser feita sobretudo online nas plataformas das marcas. Mas a tendência é que também offline, p.e.nas lojas de retalho, os clientes não queiram estar restringidos aos produtos expostos nas prateleiras e pretendam a mesma variedade e aceder a criações únicas (mesmo que paguem mais por isso). O offline deve espelhar cada vez mais o online, e vice-versa. Vamos falar sobre isso na aula de hoje!
ResponderEliminarOlá. Na minha opinião, se as marcas quiserem que os seus clientes estejam sempre satisfeitos têm que utilizar customização. Se for eu a dizer com quero que seja uma camisola, mesmo que depois ache que não é muito bonita, nunca vou reclamar nem dizer mal da marca, fui eu que inventei a camisola. Esta técnica também faz com que os clientes sintam-se integrados na empresa e que são importa para ela. Mas, tem o lado negativo que é necessário elevados investimentos em tecnologia e as peças vão ficar mais caras para os consumidores. Depende do mercado que a empresa se encontra.
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