segunda-feira, 29 de maio de 2017

Katy Perry e a tentativa viral



No dia 12 de Maio, saiu o music video do novo single de Katy Perry, “Bom Appétit”, em parceria com o grupo Migos.

O novo e quarto álbum da cantora tinha-se apresentado tendo como foco “pop com um propósito” (purposeful pop), algo motivado com o seu primeiro single “Chained to the Rythm”, que apresentava uma mensagem socialmente consciente.

No entanto, o novo single apresenta-se como uma continuação do estilo da cantora com um visual invulgar e de ambiente de festa, sendo que, durante o vídeo, a cantora é tratado como se fosse parte de uma refeição, sendo moldada como massa, cozinhada numa panela, servida com vegetais.

A música e o vídeo têm vindo a obter atenção diversa, tanto negativa como positiva, obtendo reviews mistas dos críticos e obtendo uma elevada taxa de dislikes do vídeo em si.

Porém, o foco deste artigo não se concentra no vídeo da sua música.

Após o lançamento da música, um fã tweetou à cantora um vídeo dele mesmo a molhar-se com uma garrafa de água, afirmando que havia ficado melhor após o “tratamento alimentar”. A cantora respondeu, indicando a possibilidade de o vídeo se tornar um novo desafio.

Foi então que a cantora partilhou um vídeo de si mesma, a molhar a cara com um chuveiro, e incentivando os fãs a aceitar o desafio.

Perante a confusão de muitos, que, aparentemente, na tentativa de seguir o suposto desafio, lhe pediram mais informação, a cantora partilhou informação no Twitter, dizendo que o desafio era manter-se “sexy enquanto apanhava-se com água na cara”, para além de ter desenvolvido informações no Instagram.


Muitos apontam isto como sendo uma tentativa falhada de promover o vídeo, que se encontra sob mais críticas do que o esperado e que não está a ser tão popular como seria de prever.

De igual modo, esta tentativa de iniciar um desafio viral revela-se algo constrangedora, dado que estes se desenvolvem organicamente na internet e que as pessoas resistem a desafios que tentam ser agressivamente promovidos e desenvolvidos.



Será que este desafio vai pegar ou vai ser utilizado como exemplo de más técnicas promocionais?

Fontes:

1 comentário:

  1. Olá Nuno,
    Em primeiro lugar, tenho que confessar que não sou grande fã das novas estralas pop, principalmente da Katy Perry, assim, não estou muito atenta aos seus lançamentos. Ao ler a tua publicação tive curiosidade de ver o vídeo e ouvir a música e não gostei. Agora, falando da marca pessoa (Katy Perry), na minha opinião, foi uma tentativa de chamar à atenção do público que nem foi falhada. As marcas para criarem advocacia positiva, também que também criar advocacia negativa. Isto é, a Katy Perry quer que a sua música seja ainda mais ouvida, teve que fazer algo para ser mais conhecida, maior parte do público não gostou (advocacia negativa), mas falaram e alguns até a defenderam (advocacia positiva).

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