No dia 12 de Maio, saiu o music video do novo single de Katy
Perry, “Bom Appétit”, em parceria com o grupo Migos.
O novo e quarto álbum da cantora tinha-se apresentado tendo
como foco “pop com um propósito” (purposeful pop), algo motivado com o seu
primeiro single “Chained to the Rythm”, que apresentava uma mensagem
socialmente consciente.
No entanto, o novo single apresenta-se como uma continuação
do estilo da cantora com um visual invulgar e de ambiente de festa, sendo que,
durante o vídeo, a cantora é tratado como se fosse parte de uma refeição, sendo
moldada como massa, cozinhada numa panela, servida com vegetais.
A música e o vídeo têm vindo a obter atenção diversa, tanto
negativa como positiva, obtendo reviews mistas dos críticos e obtendo uma
elevada taxa de dislikes do vídeo em si.
Porém, o foco deste artigo não se concentra no vídeo da sua
música.
Após o lançamento da música, um fã tweetou à cantora um
vídeo dele mesmo a molhar-se com uma garrafa de água, afirmando que havia
ficado melhor após o “tratamento alimentar”. A cantora respondeu, indicando a possibilidade de o vídeo se
tornar um novo desafio.
Foi então que a cantora partilhou um vídeo de si mesma, a
molhar a cara com um chuveiro, e incentivando os fãs a aceitar o desafio.
Perante a confusão de muitos, que, aparentemente, na
tentativa de seguir o suposto desafio, lhe pediram mais informação, a cantora
partilhou informação no Twitter, dizendo que o desafio era manter-se “sexy
enquanto apanhava-se com água na cara”, para além de ter desenvolvido
informações no Instagram.
Muitos apontam isto como sendo uma tentativa falhada de
promover o vídeo, que se encontra sob mais críticas do que o esperado e que não
está a ser tão popular como seria de prever.
De igual modo, esta tentativa de iniciar um desafio viral
revela-se algo constrangedora, dado que estes se desenvolvem organicamente na
internet e que as pessoas resistem a desafios que tentam ser agressivamente
promovidos e desenvolvidos.
Será que este desafio vai pegar ou vai ser utilizado como
exemplo de más técnicas promocionais?
Fontes:
- http://www.telegraph.co.uk/music/news/ears-bleeding-katy-perrys-new-single-bon-appetit-gets-mixed/
- http://ew.com/music/2017/04/28/katy-perry-bon-appetit-migos-review/
- https://www.youtube.com/watch?v=dPI-mRFEIH0
Olá Nuno,
ResponderEliminarEm primeiro lugar, tenho que confessar que não sou grande fã das novas estralas pop, principalmente da Katy Perry, assim, não estou muito atenta aos seus lançamentos. Ao ler a tua publicação tive curiosidade de ver o vídeo e ouvir a música e não gostei. Agora, falando da marca pessoa (Katy Perry), na minha opinião, foi uma tentativa de chamar à atenção do público que nem foi falhada. As marcas para criarem advocacia positiva, também que também criar advocacia negativa. Isto é, a Katy Perry quer que a sua música seja ainda mais ouvida, teve que fazer algo para ser mais conhecida, maior parte do público não gostou (advocacia negativa), mas falaram e alguns até a defenderam (advocacia positiva).