As duas empresas de banda
desenhada, Marvel e DC, responsáveis pela criação de ícones da cultura pop como
o Batman, o Homem-Aranha e o Super-Homem, têm conseguido elevados patamares de
popularidade, embora em diferentes graus, demonstrando diferentes capacidades
de adaptar os seus conteúdos e produtos aos seus consumidores, utilizando
estratégias de comunicação integrada de marketing.
Durante muito tempo, filmes com
base em banda desenhada foram considerados como filmes para um público mais
infantil e juvenil, não obtendo grande aclamação por parte da crítica. Os
primeiros filmes de super-heróis, datados da década de 40, tinham como público
alvo crianças.
Após uma queda do interesse por
este género cinematográfico, só se verificou um retomar do interesse em
fantasia e ficção científica na década de 70, o que motivou o primeiro filme de
super-heróis de grande orçamento, o “Superman” em 1978. Ao longo desta década e
até ao final da década de 90, vários filmes de super-heróis foram sendo
lançados, mas foram lançados como filmes individuais, sem qualquer relação.
Embora alguns filmes deste
período se tenham tornados ícones do cinema, outros foram considerados
demasiados juvenis e sem profundidade, como o filme “Batman & Robin”,
protagonizado por George Clooney, em 1997
No entanto, durante esta época,
os principais e mais bem sucedidos filmes de super-heróis eram baseados em
personagens da DC. Por seu lado, a
Marvel encontrava-se em graves dificuldades financeiras, perdendo e devendo
dinheiro (a sua maior dívida era à Disney), chegando a despedir um terço dos seus
empregados e, em 1996, submeteu um pedido de bancarrota.
Esse pedido de bancarrota ajudou
a empresa a livrar-se de diversas dívidas, mas obrigou a empresa a abandonar
diversos planos de expansão do negócio que previa (como a criação de
restaurantes), assim como a vender, para obter financiamento rápido, os
direitos de diversas personagens, como o Spiderman, à Sony, e os X-Men à FOX.
Foi após o processo de bancarrota
que a Marvel, e as suas personagens, começaram a dominar este género de cinema.
Blade, lançado em 1998 pela Marvel, alcançou algum sucesso, assim como a saga
Homens de Negro, em 1997. As suas personagens que agora estavam em mãos de
estúdios alheios também conseguiram alcançar sucesso, como a Saga X-men que
começou em 2000 e o grande sucesso da primeira saga de Spiderman, em 2002.
Ao mesmo tempo, com o início do
novo milénio, a Marvel Comics começou a remodelar o seu negócio de banda
desenhada, abandonando, em 2001, a “Comics Code Authority”, a entidade fundada
em 1954 por empresas de banda desenhada para se auto-regularem, e criando o seu
próprio sistema de rating de banda desenhada, o “Marvel Rating System”. Também
criou um reboot das principais personagens, o que lhes permitiu rever e
atualizar as suas personagens para as introduzir a uma nova geração. Em 2007
lançou o arquivo digital de mais de 2.500 edições, livres para consulta
mediante pagamento mensal e anual.
Enquanto se renovava no setor de
banda desenhada, planeava, em simultâneo, mudanças no mercado cinematográfico.
Dado que a empresa recebia pouco dinheiro dos direitos de autor que licenciava,
a Marvel começou a planear, em 2005, a produção independente de filmes, com
distribuição pela Paramount Pictures. Isto levou à criação dos “Marvel Studios”,
o primeiro grande estúdio independente em Hollywood desde a DreamWorks.
Na chamada “Phase One” do
Universo Cinematográfico da Marvel, foram lançados dois grandes filmes – "Iron Man" e "The Incredible Hulk". No entanto, foi o "Iron Man" que se tornou um sucesso
estrondoso para a Marvel, tendo custado 140 milhões e obtido quase 600 milhões
em bilheteira., assim como sucesso com a crítica.
Foi no início desta phase que a
Marvel também tomou duas decisões arriscadas que vieram a revelar acertadas. A nomeação
de Kevin Feige, um aficionado da Marvel, para liderar e produzir o projecto do
Universo Cinematográfico da Marvel, e o casting de Robert Downey Junior, com um
passado mais conturbado, para o papel de Tony Stark (o que, dada a
personalidade da personagem, era algo adequado), em vez de, como inicialmente
planeado, escolher um ator desconhecido.
Este filme marcou o início de,
literalmente, um universo de sucesso para a Marvel.
Em 2009, a empresa foi adquirida
por 4 biliões de dólares pela Disney, o que concedeu à Marvel e aos seus
produtos uma nova dimensão e capacidade de tirar partido dos recursos da nova
dona.
A DC Comics, por seu lado, atrasou-se gravemente a entrar no mundo cinematográfico. Quando começou a produção do primeiro filme do seu universo, "Man of Steel" (um filme do SuperHomem), em 2013, quando a Marvel, até 2013 e, inclusive, lançou: Iron Man (2008), "The Incredible Hulk" (2008), "Iron Man 2" (2010), "Thor" (2011), "Captain America: The First Avenger" (2011) e o estrondoso sucesso que reúne os principais heróis da Marvel, "The Avengers" (2012) – que custou 220 milhões e rendeu 1.519 milhões. Já em 2013, em concorrência com o filme da DC, a Marvel lançou também o "Iron Man 3" e "Thor: The Dark World".
Ainda no universo da DC, o filme “Man
of Steel” foi usado como suporte e possível benchmark para todo o potencial e
futuro universo. Se o filme se revelasse bem sucedido, iria sustentar e servir
de base à criação do “DC Cinematic Universe”, em rivalidade com “Marvel
Cinematic Universe”. Apesar da recepção morna por parte da crítica, em
comparação com o sucesso do primeiro Iron Man, o "Man of Steel" veio a revelar-se
suficiente para servir de alicerce. Deste modo, o realizador e produtor do
filme, Zach Snyder tomou o papel semelhante ao de Kevin Feige na Marvel mas na
DC, liderando a produção do universo.
Enquanto a DC cambaleava na
criação do seu universo, a Marvel aproveitava e tirava partido para expandir a
sua influência na pop culture. Em paralelo com o desenvolvimento
cinematográfico, foi trabalhando em parceria com outras produtoras para
fornecer conteúdos televisivos e histórias adicionais aos seguidores deste
universo.
Em 2013, foi lançada a série "Agents
of S.H.I.E.L.D". através da ABC, que mais tarde viria também a produzir "Agent
Carter" em 2015. Parceria semelhante viria a ser estabelecida com a Netflix para
a criação de "Jessica Jones" e "Daredevil" em 2015, "Luke Cage" em 2016 e "Iron Fist" em 2017, assim como a série "Legion" através da FX.
Na vertente cinematográfica, a
Marvel, continuava em grande, obtendo goodwill por parte dos consumidores para
perder algum ocasional deslize. Essa goodwill foi sendo acumulada através de
filmes como "Iron Man 3" (2013), "Thor: The Dark World" (2013), "Guardians of the
Galaxy" (2014) e "Ant-Man" (2015).
Tanto "Ant-Man" como "Guardians of
the Galaxy" apresentavam-se como potenciais riscos ou sucessos fracos da Marvel,
mas vieram a revelar-se enormes sucessos junto dos seus fãs. A natureza descontraída
e cómica de "Ant-Man" compensaram os constrangimentos da sua personagem e "Guardians of the Galaxy", ainda que uma obra de banda desenhada menos conhecida
pelos fãs, conseguiu alcançar um sucesso estrondoso, custando cerca de 232
milhões de dólares e obtendo 773 milhões, tendo sido considerado tão
irreverente como os próprios fãs da Marvel, assim como divertido, animado,
cheio de emoção e esplendor visual.
A continuação do universo da DC,
porém, pecou pela demora, e reapareceu com dois filmes em 2016 que se revelaram
um fracasso estratégico. "Batman v Superman: Dawn of Justice" e "Suicide Squad".
Batman v Superman foi capaz de
bater dois recordes muito positivos: ficou com o recorde de quarta maior
receita de fim de semana de abertura a nível mundial, com 422,5 milhões de
dólares e o terceiro maior fim de semana de abertura em cinemas IMAX, apenas
atrás de "Star Wars: The Force Awakens" e "Jurassic World". No entanto, quebrou um
outro recorde: a maior queda em receita de bilheteira do primeiro para o
segundo fim semana. Tal queda deveu-se à desilusão sentida pelos fãs, que
criticaram o tom sombrio e cinzento do filme, como demonstrada pelas inúmeros
críticas negativas e más reviews deixadas por espetadores
"Suicide Squad" começou por se
apresentar com bastante potencial. O trailer angariou muito atenção e
entusiasmo (comummente chamada “hype”) por parte dos fãs. No entanto, após o
lançamento de "Deadpool", com rating R, uma propriedade intelectual da Marvel,
posse da FOX, que alcançou imenso sucesso, receios começaram a surgir com o
anúncio de filmagens adicionais e reedições de partes do filme de "Suicide
Squad". Ainda que o filme não se revelasse exatamente mau, muitos seguidores
fiéis da banda desenhada ficaram desagradados com o resultado, assim como
espetadores normais, observável pelas negativas reviews que o filme obteve,
assim como a nomeação do mesmo para um Razzie, os Óscares dos piores filmes,
ainda que a performance da atriz Margot Robbie tenha sido extremamente
exaltada.
Por seu lado, no mesmo ano de
2016, e iniciando a “phase three” do “Marvel Cinematic Universe”, a Marvel
lançou "Captain America: Civil War" e "Doctor Strange". A nova sequela de Captain
America, custando 250 milhões, conseguiu 1.153 milhões de dólares e sendo
aclamado pela crítica, para além de introduzir novas personagens – Black Panther
e Spiderman (através de um acordo com a Sony).
Neste momento, a Marvel apresenta-se como sendo ainda a produtora dominante, angariando a boa vontade entre os fãs e uma maior notoriedade de marca. Por seu lado, a DC tem mostrado claras dificuldades em acompanhar e em conseguir determinar o universo que pretende criar para o seu público.
Porém, é de destacar que
atualmente a DC se encontra com maior goodwill no que toca à banda desenhada
propriamente dita, uma vez que a Marvel recentemente desenvolveu novas
histórias para personagens icónicas que não obtiveram muito apoio dos fãs,
nomeadamente, uma versão jovem e afro-americana do Tony Stark (Iron Man), com
alter ego de Iron Heart, e uma versão de Capitão América pertencente à seita
sua eterna inimiga Hydra.
O futuro ditará o destino destes
dois universos cinematográficos. Este ano, a Marvel já lançou "Guardians of the
Galaxy 2", que se apresentou como um novo sucesso, faltando-lhe ainda apresentar
o novo filme produzido em parceria com a Sony, "Spiderman Homecoming", para além
do seu próprio filme "Thor: Ragnarok".
Por seu lado, a DC vai apresentar o primeiro filme da "Wonder Woman", que está a gerar muito entusiasmo por parte dos fãs, uma vez que será o primeiro filme a solo de uma super heroína, para além de ser o primeiro grande filme de super heróis dirigido por uma mulher, coisas e feitos que a Marvel ainda não alcançou, apesar de apelos de parte dos seus fãs, assim como o primeiro filme da "Justice League", que pretende rivalizar com os "Avengers" da Marvel.
Por seu lado, a DC vai apresentar o primeiro filme da "Wonder Woman", que está a gerar muito entusiasmo por parte dos fãs, uma vez que será o primeiro filme a solo de uma super heroína, para além de ser o primeiro grande filme de super heróis dirigido por uma mulher, coisas e feitos que a Marvel ainda não alcançou, apesar de apelos de parte dos seus fãs, assim como o primeiro filme da "Justice League", que pretende rivalizar com os "Avengers" da Marvel.
Podemos estar assim perante o nascimento de uma rivalidade ao nível de Coca-Cola vs Pepsi, McDonald's vs Burger King.
Deste modo, queria trazer a
discussão este debate sobre qual os filmes que mais impacto terão.
Pessoalmente, não me posso dizer fã dos filmes da DC, apenas tendo visto o "Suicide Squad", mas devo admitir que estou curioso, pela primeira vez, e graças
ao entusiasmo gerado em torno de "Wonder Woman", por ver um filme da DC. Por
outro lado, admito que sigo religiosamente os filmes da Marvel, estando
incrível e inacreditavelmente entusiasmado por ver "Spiderman: Homecoming".
Fontes:
- http://www.highsnobiety.com/2016/08/18/marvel-vs-dc/
- https://www.cnet.com/special-reports/marvel-cinematic-universe-dc-extended-universe-showdown/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Thor:_Ragnarok
- https://en.wikipedia.org/wiki/The_Incredible_Hulk_(film)
- https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Marvel_Cinematic_Universe_films
- https://en.wikipedia.org/wiki/Captain_America:_Civil_War
- https://en.wikipedia.org/wiki/Guardians_of_the_Galaxy_(film)
- https://en.wikipedia.org/wiki/The_Avengers_(2012_film)
- https://en.wikipedia.org/wiki/Iron_Man_(2008_film)#Critical_response
- https://en.wikipedia.org/wiki/Superhero_film
- https://en.wikipedia.org/wiki/Marvel_Comics
- https://en.wikipedia.org/wiki/Comics_Code_Authority
- http://www.imdb.com/title/tt0371746/
- https://en.wikipedia.org/wiki/DC_Extended_Universe
- https://en.wikipedia.org/wiki/Batman_v_Superman:_Dawn_of_Justice#Reception
- https://en.wikipedia.org/wiki/Suicide_Squad_(film)#Critical_response
- https://en.wikipedia.org/wiki/Man_of_Steel_(film)
- https://en.wikipedia.org/wiki/DC_Comics#2010s
- https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_television_series_based_on_Marvel_Comics
- http://screencrush.com/marvel-bankruptcy-billions/
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