sexta-feira, 26 de maio de 2017

Super Bock: 90 anos a fazer amigos

No dia 3 de março de 2017, fez 90 anos que foi pedido o registo da marca de cerveja portuense mais famosa: a Super Bock. Esta marca assinalou o seu 90º aniversário com um vídeo histórico de 2 minutos, que retrata a expressão da amizade e a autenticidade das relações ao longo do tempo, em Portugal, desde 1927 até aos dias de hoje. O vídeo começou por ser exibido no mundo digital e passou para a televisão no dia do aniversário da Super Bock, sendo transmitido nos canais generalistas e por cabo, embora numa versão mais curta.


"Nemesis", de Benjamim Clementine, é a banda sonora que guia essa viagem, que tem como conceito subjacente "O que é autêntico nunca muda". Ao longo do spot publicitário, surgem vários rótulos e garrafas antigas, ao mesmo tempo que se pode assistir aos vários momentos de transformação do país e da sociedade, como a repressão estudantil, o 25 de abril, as manifestações anti-propinas e, já no final, a eleição de Donald Trump e um beijo entre duas mulheres (pela primeira vez numa campanha publicitária em Portugal).
O anúncio foi gravado durante quatro dias em Guimarães e envolveu mais de 200 pessoas, das quais 120 figurantes e 80 da equipa de filmagens.

Este foi o primeiro momento de comunicação da campanha agregadora "90 anos a fazer amigos", mas o 90º aniversário será celebrado ao longo do ano, por meio de diversas plataformas. Em fevereiro, a Super Bock lançou uma edição especial comemorativa das suas garrafas, alusiva à década de 60, anos em que a marca sofreu um crescimento exponencial e o início da sua internacionalização. Em março, para além do filme, a marca preencheu vários mupis com mensagens como “Flashbock” ou “Bock to basics” e decorou 30 camiões com a sua nova imagem. O plano de actividades dos 90 anos da marca também incluiu um camião itinerante que convidava as pessoas a conhecer a história da Super Bock, festas temáticas em pontos de venda e nas ruas, e ativações no Super Bock Super Rock e nos estádios dos clubes patrocinados pela marca. Nos dias 3, 4 e 5 de março, a marca dinamizou um Open Weekend, abrindo as portas da Casa da Cerveja (na fábrica de Leça do Balio) para visitas gratuitas ao museu da Super Bock e à Oficina da Cerveja.
Mais recentemente, a marca decidiu dirigir a sua campanha mais para o público, tendo feito o seguinte post na sua página de Facebook:


Quando clicamos no link da descrição, temos de inserir o nosso ano de nascimento e, em seguida, aparece o seguinte formulário:

«QUEM CONVIDAVAS PARA OS TEUS 90 ANOS?
Nem sempre é fácil dizer a um amigo o quanto gostamos dele. Felizmente, estamos cá nós para isso. Escolhe aqueles três amigos que gostavas de ter na festa do teu 90º aniversário e envia-lhes um convite que nunca mais irão esquecer.»
Com a boa disposição e aproximação ao público que já lhe é caraterística, a Super Bock convida-nos a selecionar 3 amigos com os quais gostaríamos de celebrar os nossos 90 anos, ficando responsável por enviar uma garrafa personalizada, semelhante à da imagem, para cada uma dessas pessoas.

A Super Bock é uma marca que nos surpreende constantemente e esta campanha, cujo fim não sabemos quando será, deixa o público motivado a visitar mais frequentemente a página, a estar mais atento à marca, à espera daquilo que ainda poderá vir.

1 comentário:

  1. Olá, Inês.

    Acho a SuperBock genial em termos de digital marketing. A forma como a marca tenta chegar aos seus consumidores e potenciais consumidores através das redes sociais é mesmo incrível. Não admira ser uma das marcas de cerveja mais consumidas hoje em dia. Acho que o facto de eles remeterem muitas das suas campanhas (a maior parte) para a questão da amizade é que os faz aproximar mais do público e faz com que nos lembremos da cerveja e, consequentemente, da marca como algo que nos une a alguém ou que pode fortalecer essa mesma união. Há anos que eles vêm a apelar pela amizade, partilha e bons momentos.
    Tenho vindo a acompanhar o seu percurso pelo facebook e delicio-me com os posts que fazem. A equipa criativa está de parabéns por todos os conteúdos gerados. Os comentários,likes e partilhas falam por si.
    Lembro-me perfeitamente de uma campanha realizada pela marca há uns anos denominada por "Leva a amizade a sério" em que eles apelavam para um relacionamento menos virtual e mais físico. A SuperBock transmite assim uma imagem menos impessoal e um sentimento de pertença para que toda a gente a encare como algo querido e não como uma simples e mera marca.

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