Terminou no passado dia 29 de Maio a campanha dos Super
animais lançada pelo Pingo Doce em parceria com o Jardim Zoológico. O principal
objetivo desta era sensibilizar as crianças para o mundo selvagem e as suas
ameaças de uma forma didática e divertida uma vez que o público jovem é
especialmente motivado pela excitação induzida pela possibilidade de ganhar
prémios, aceder a jogos online, etc.
Como funcionou?
Por cada 10€ em compras, os clientes recebiam quatro cartas para completar a caderneta (esta teria de ser adquirida à parte) que
continha informações sobre os respetivos animais e o seu habitat. Parte dos
lucros obtidos a partir da aquisição da caderneta revertiam para o Fundo de
Conservação do Jardim Zoológico.
Esta ação desenvolveu-se essencialmente via online, através
do facebook, youtube e da app para android e IOS (onde é possível digitalizar as
cartas, observar os varios animais em 3D e reproduzir os respetivos sons) mas
também através do offline (televisão e folhetos).
A marca aderiu assim ao colecionismo e esta estratégia teve
tanto sucesso que foi imediatamente replicada por outras cadeias de supermercados. O principal objetivo desde tipo de estratégia é criar lealdade nos consumidores, incitado pelo aumento de frequência de compra assim como garantir e estimular a continuidade de relação com os clientes habituais e a conquista de novos clientes. O sucesso desta estratégia deveu-se principalmente à capacidade de inovação e ao pioneirismo por parte do Pingo Doce.
A App "Super Animais"
Através da app especialemnte criada para esta campanha, era possível a interação e o envolvimento do consumidor (neste caso das crianças) com a marca de uma forma mais interativa. Esta campanha tinha também um cariz solidário, o que acabava por apelar ao lado mais sentimental e altruísta dos consumidores.
Estas eram as diversas funcionalidades da aplicação em questão:
Fontes:
- http://www.briefing.pt/marketing/39668-animais-do-zoo-a-solta-no-pingo-doce.html#ixzz4ix1tFLUE
- http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/o-pingo-doce-ajustou-posicionamento-so-what/
- http://marketeer.pt/2017/04/17/animais-a-solta-no-pingo-doce/
- https://play.google.com/store/apps/details?id=com.seamonster.SuperAnimalsPortugal&hl=pt_PT
Hoje em dia, ter preços baixos não chega, é preciso fidelizar clientes. Na minha opinião, nada melhor do que dirigir a estratégia para os filhos para levar os pais a comprar. É que as crianças não só já têm influência nas compras dos produtos como já escolhem o local onde os pais devem ir.
ResponderEliminarEste tipo de estratégia acaba por envolver toda a família e amigos e que consegue envolver de tal forma o consumidor que é o próprio que cria grupos e websites de troca de cromos. (Exemplo: http://superanimais.magaworks.com/)
Na verdade, se pensarmos, campanhas de redução de preços existem em todos os supermercados e acabam por se tornarem equivalentes. Com este tipo de estratégia de marketing infantil as empresas de distribuição acabam por encontrar uma forma de se diferenciarem.