quarta-feira, 28 de março de 2018

"Não somos 11, somos 11 milhões"


Foi a primeira campanha publicitária que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou de apoio à seleção, sendo esta no EURO 2016 (no qual Portugal se sagrou campeão europeu). Esta teve como objetivo mobilizar todos os portugueses no apoio e motivação à Seleção Nacional.
Apesar das elevadas críticas e pouca adesão à canção escolhida, o ‘slogan’ “Não somos 11, somos 11 milhões” teve o impacto contrário e compensou, tornando-se viral e vencedor do prémio de marketing da UEFA ‘Kiss Marketing Awards’.




Em comunicado pela FPF, o diretor geral da organização, Tiago Craveiro, citou “Este prémio é, em primeiro lugar, do presidente da Federação e da sua direção, que no Natal do ano passado compreenderam a importância de alocar recursos a uma fortíssima necessidade de aproximar os portugueses da sua Seleção, e que isso não se faz apenas com palavras; faz-se com técnicas apuradas e estratégias bem conseguidas", em 2016.
Este ‘slogan’ espalhou-se rapidamente por toda a Internet, através de partilhas de vídeos, fotos, hashtag’s e muito mais, feita por grande parte dos portugueses que se sensibilizaram e se sentirem integrados e fundamentais no apoio para Portugal vencer o EURO 2016. Alguns exemplos:




Tenho a certeza, que para muitos, este 'slogan' não será esquecido tão cedo.
Acham que haverá um novo 'slogan' capaz de superar este, no próximo mundial?
Ou irão permanecer com este, que teve tanto sucesso?

Fontes:
https://desporto.sapo.pt/futebol/selecao/artigos/campanha-nao-somos-11-somos-11-milhoes-vale-premio-da-uefa
http://www.meiosepublicidade.pt/2016/07/as-campanhas-que-marcaram-o-apoio-a-seleccao-nacional-no-euro-2016-com-videos/
https://www.youtube.com/watch?v=UzHqwEFCEmc

2 comentários:

  1. Marta,

    Este slogan realmente foi cantado por 11 milhões de pessoas, eu cantei-o dezenas de vezes.
    Não tenho a veleidade de dizer que não haverá outro, mas posso garantir, que este foi um conjunto de vontades, o pais estava numa fase má, politica e economicamente, as pessoas agarram este slogan como algo para exorcizar as suas mágoas nas nossas almas tristes. Realmente foi fantástico! (há slogan que ficam para sempre; lembras do "tou xim é pra mim".
    Ficam para sempre colados à nossa pele.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião as críticas e pouca adesão à canção escolhida deveram-se essencialmente a estes erros: demasiado extensa, complexa, sem um refrão que ficasse no ouvido e pouco promovida.
    Apesar da letra ser adaptada de uma conhecida canção do Pedro Abrunhosa, não foi o suficiente para ser marcante e, consequentemente, repetida. Podemos também questionar a pouca promoção que foi feita em volta desta. Por outro lado, quem não se lembra da canção do euro 2004 cantado pela Nelly Furtado?! Não sendo diretamente comparável, visto tratar-se da canção oficial do euro e não de apoio a uma seleção, a verdade é que o refrão repetitivo nos ficou na memória: “Com uma força, com uma força, com uma força que ninguém pode parar”. Sendo ainda de realçar que, em pleno ano de 2004, o poder da Internet era muito inferior quando comparado com o dos dias de hoje e, o das redes sociais, nulo.
    Relativamente ao slogan “Não somos 11, somos 11 milhões” fica na memória, até pelo significado que o mesmo tem. Facilmente o desconstruímos e percebemos o seu real sentido. Numa época de “hashtags” facilmente foi partilhado nas redes sociais, aumentando o seu poder viral.
    Se haverá outro slogan capaz de ter tanta adesão como este? Na minha opinião, claro que sim. Se for bem pensado e com capacidade de criar uma relação emocional e relacional com as pessoas, certamente fará sucesso. Contudo, este ficará sempre nas nossas memórias até porque é o que nos liga à nossa primeira (de muitas, espero eu!) vitória europeia de futebol.

    ResponderEliminar