Nos anos 80, a pesquisa de mercado feita, antes de a bebida começar a ser vendida na Áustria (o seu primeiro mercado), foi exagerada: “Nunca um produto esteve tão predestinado ao fracasso quanto esse”. Os testes revelavam uma bebida de gosto desagradável e muito cara para as suas propriedades.
Porém, graças à ousadia e busca por inovação do seu fundador, a marca foi uma das pioneiras na exploração do marketing experiencial, que consiste em fazer com que o seu público-alvo viva experiências relacionadas à marca, como eventos culturais e desportivos.
Estima-se que a Red Bull, atualmente, gaste cerca de 30% das suas receitas em Marketing com inovação.
Uma das estratégias utilizadas para ganhar visibilidade foi a criação da Red Bull Media House, uma divisão de marketing totalmente separada da empresa, focada em criação de conteúdos incríveis. O objetivo era fazer reportagens sobre os melhores atletas do mundo em desportos radicais, atraindo uma grande audiência global e, fazendo com que a marca seja um destaque no segmento desportivo nas redes sociais.
Assim, começaram a surgir diversos eventos únicos, que fizeram com que o público se aproximasse de experiências jamais vividas anteriormente, resultando num grande sucesso e com um forte sentido emocional (quando o corpo produz adrenalina, produz sensações agradáveis).
Eis alguns dos exemplos, onde a Red Bull aproveitou bem a sua visibilidade, através da Internet e da TV, para se envolver com o seu segmento de mercado:
Este é um exemplo de marca que percebeu bem o que o seu público gosta, e decidiu entregar o melhor conteúdo possível sobre esse assunto.
Uma das estratégias utilizadas para ganhar visibilidade foi a criação da Red Bull Media House, uma divisão de marketing totalmente separada da empresa, focada em criação de conteúdos incríveis. O objetivo era fazer reportagens sobre os melhores atletas do mundo em desportos radicais, atraindo uma grande audiência global e, fazendo com que a marca seja um destaque no segmento desportivo nas redes sociais.
Assim, começaram a surgir diversos eventos únicos, que fizeram com que o público se aproximasse de experiências jamais vividas anteriormente, resultando num grande sucesso e com um forte sentido emocional (quando o corpo produz adrenalina, produz sensações agradáveis).
Eis alguns dos exemplos, onde a Red Bull aproveitou bem a sua visibilidade, através da Internet e da TV, para se envolver com o seu segmento de mercado:
FORMULA 1:
A criação do Red Bull Racing na Fórmula 1, permitiu um grande sucesso no marketing inovador, principalmente a partir de 2010. Nesse ano, Sebastian Vettel tornou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, correndo pela escuderia Red Bull, que fez com que esta se tornasse umas das marcas que mais apareceu na televisão.
RED BULL STRATOS:
Um projeto, realizado em 2012, que envolveu o paraquedista austríaco Felix Baumgartner, patrocinado pela Red Bull. O projeto teve como objetivo quebrar vários recordes e, ao mesmo tempo, ajudar em pesquisas científicas.
RED BULL AIR RACE:
Corrida de aviões inventada pela marca, com a participação dos melhores pilotos do mundo, em que os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo possível.
Apostando na produção de conteúdo, fotos e vídeos interessantes em larga escala, a marca faz um excelente trabalho, ao entender e gerar valor para a pessoa.Este é um exemplo de marca que percebeu bem o que o seu público gosta, e decidiu entregar o melhor conteúdo possível sobre esse assunto.
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