A retalhista britânica ASOS já vem a algum tempo se posicionando contra os padrões de beleza impostos pelo mundo fashion e apostando em coleções voltadas para o público plus size, gestante e em peças para mulheres de diferentes alturas.
No próprio site é possível observar o mesmo look em diversos tipos de corpos, retratando modelos reais em imagens sem retoques.
No final de março, a marca encantou a Internet do mundo todo ao exibir a modelo Vivian Eyo-Ephraim que é negra e plus-size utilizando bikini no seu site.
De maneira simples e não intrusiva, rapidamente a ação tornou-se viral, com muitas mulheres a publicar Tweets a respeito da iniciativa que trouxe inclusão e representatividade à marca.
Fonte:
https://www.independent.co.uk/life-style/fashion/asos-social-media-praise-plus-size-bikini-model-twitter-vivian-eyo-ephraim-a8282716.html
Penso que esta foi uma boa ação da marca. Este tipo de campanhas deveriam ser utilizadas em todas as marcas. Mas penso que isto está a mudar, e um pequeno exemplo, foi o protesto que aconteceu na semana de moda da moda em Londres.
ResponderEliminarUm grupo de 8 modelos plus size transmitiu durante essa semana que “ a moda é para todos”. Nas ruas da cidade chamaram a atenção através de cartazes com mensagens otimistas onde se pôde ler ‘love your curves’ ou ‘curves shouldn’t mean compromise’.
O protesto foi coordenado pela modelo Hayley Hasselhoff, que defende que apenas se consegue dar às mulheres a confiança no seu corpo se se mostrar que existe de facto vários corpos, de vários tamanhos e contou com o apoio da marca Simply Be, conhecida por defender as curvas e produzir peças de tamanho plus size. A diretora executiva da marca aponta que este protesto é prova de que a indústria da moda precisa de ser mais inclusiva e diversa.
Foi desta forma que as modelos, que representam uma minoria no mundo da moda fizeram por alertar para a pouca presença que modelos maiores têm nos grandes desfiles de moda e campanhas, sendo que normalmente as marcas que apostam em modelos plus size, fazem-no em pequenas coleções específicas para aqueles corpos.
Cada vez mais as marcas estão a mudar a sua forma de fazer moda, e cada vez mais os influencers utilizam as redes sociais para abordar este tema. Foi o que aconteceu à pouco tempo no instagram da atriz portuguesa Jessica Athayde que abordou este tema dizendo que queria que as marcas de venda de biquinis mostrassem os seus artigos em modelos com vários tamanhos e de várias idades, e que não apenas mostrassem biquinis em corpos de modelos de 20 anos, visto que mulheres de todas as idades utilizam e compram este tipo de produto.
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