Para quem não conhece o menu do Burger King, o Whopper é o principal hambúrguer da cadeia de fast food, que pode ser personalizado na loja e que passou a poder sê-lo também através do Instagram.
Para conseguir um “Whopper Stories”, bastava seguir o perfil da Burger King no Instagram e responder aos diversos stories para personalizar o seu hambúrguer através de algumas perguntas. Depois de ter escolhido todos os ingredientes era necessário enviar uma mensagem privada a explicar o porquê do hambúrguer que criou ser o melhor. Os 100 utilizadores que tivessem as respostas mais originais ganhavam o seu Whopper personalizado e podiam levantá-lo na loja mais próxima.
Segundo Bianca Shen, responsável pelo marketing do Burger King da Península Ibérica, o Instagram é um dos canais prioritários este ano. E pretendem continuar a surpreender os clientes, com novas formas de fazer pedidos ou ações divertidas e diferentes.
Em apenas 24 horas, sem investimento, a marca teve mais de 270 mil interações, criou mais de 30 mil Whoppers personalizados, aumentou em 10% o número de seguidores e conseguiu que a sua ação fosse comentada em diversos meios de comunicação. O Burger King criou ainda o Whopper mais popular nas sondagens, dando-lhe o nome de Insta Whopper, que esteve à venda nos restaurantes espanhóis durante um período limitado.
Fontes:
https://www.publicitarioscriativos.com/burger-king-cria-seu-proprio-delivery-usando-os-stories-do-instagram/
Várias coisas me saltam à vista com esta notícia.
ResponderEliminarPrimeiro, o facto da marca ter usado o Instagram — esta rede social é uma das que tem tido mais crescimento nos últimos anos, juntamente com o Snapchat — e ainda por cima ter tomado partido de uma das funcionalidades que, a meu ver, é o grande trunfo do Instagram nos últimos anos — as Instagram Stories. Foi pelo menos desde a introdução das Stories no Instagram que eu (juntamente com muitos amigos meus) deixei simplesmente de utilizar o Snapchat. Assim, as marcas (como o Burger King) ao estarem nestas plataformas, têm audiências cada vez maiores — se ela tivesse levado a cabo uma estratégia destas no website da própria marca isto não teria tido a mesma resposta que teve por estar no instagram.
Segundo, conseguiu-se tirar partido de uma funcionalidade que à partida não teria estes objetivos de negócio. Conseguiu-se criar interação com o consumidor, criando uma mensagem da marca divertida e não invasiva, ao contrário da maior parte da publicidade que encontramos no dia a dia na internet e, por outro lado, conseguiu-se criar uma forma de, através de um passatempo, adquirir dados acerca das preferências dos consumidores que depois podem ser integrados na criação de produtos novos. Em suma, uma estratégia bastante bem conseguida!