As eleições europeias disputam-se já este domingo, dia 26, e a Agência Nacional Eramus+ juventude em Ação (NA E+ JÁ) não ficou de fora no momento de apelar ao voto jovem. Nas redes sociais da Agência multiplicam-se os vídeos, notícias e as fotografias, de vários momentos de campanha. Com uma estratégia assente nos diversos canais de comunicação online e offline, nem a participação no aclamado programa da RTP, 5 Para a Meia Noite, faltou.
Contudo, foi o post publicado quase no encerramento da campanha que lhe valeu o maior número de “gostos”, comentários e partilhas. Em apenas 21h, já é o “post” partilhado pela NA E+ JÁ com maior interação de toda a campanha (se não de todo o conteúdo partilhado).
Por trás do sucesso desta comunicação está (claro!) a série Game of Thrones. No momento em que as atenções dos jovens (e não só!) estão voltadas para o final da oitava temporada da série, talvez mais do que para as próprias eleições europeias, a AN E+ JÁ aproveitou para apelar ao voto fazendo uso de um layout bem conhecido de todos.
“Game of Thrones” não aparece escrito em nenhum local da partilha, no entanto, o dragão, o tipo de letra e o tom escuro característico da imagem associada à série não deixaram margem para dúvida mesmo para quem, como eu, não vê a série.
Depois da partilha de conteúdos variados que pouco dizem aos jovens, a aposta na referência a uma das séries mais vistas de sempre pode ter mesmo ser o ponto de viragem na forma como se comunica política com os jovens.
Depois da partilha de conteúdos variados que pouco dizem aos jovens, a aposta na referência a uma das séries mais vistas de sempre pode ter mesmo ser o ponto de viragem na forma como se comunica política com os jovens.
Resta-nos questionar: Será que esta história dos elevados números de abstenção nas eleições europeias, contrariamente ao que se espera do fim da série, se vai mesmo alterar?
Fontes:
É triste quando a abstenção é a única que não faz campanha e é a que mais ganha. Acho que existe uma grande fissura intergeracional que admito que também não seja fácil de combater, a missão seria aproximar o eleitor do eleitorado e aqui ambas as partes falham. Os mais jovens não são desinteressados, apenas não entendem a importância de uma eleição, nem quanto custou a ganhar um sistema democrático. Não se trata de um sistema perfeito porém é o melhor até hoje implementado.
ResponderEliminarOs partidos devem-se atualizar criando plataformas online, deixarem os eleitores definirem a ordem de uma lista - neste caso para o parlamento europeu - ao invés de serem os próprios partidos.
Este é um bom exemplo de Marketing que pode ter algum sucesso e pode ajudar a diminuir a abstenção jovem.
Nem as criativas campanhas eleitorais previram um nível de abstenção tão elevado, que é agora o tema de debate nas redes sociais.
ResponderEliminarTal como uma empresa, o governo devia modernizar-se para fazer face às mudanças que os tempos (e as novas gerações) impõem. Tenho a certeza que, se o voto fosse permitido online, de forma mais fácil e rápida, em qualquer lugar, não restariam desculpas a quem não votou. Podiam ir à praia e votar ao mesmo tempo! Fica a dica para as próximas eleições...
Apesar de o esforço levado a cabo pela Agência Nacional Eramus + juventude em Ação não ter tido os resultados pretendidos, a verdade é que este é um exemplo válido de como aproximar os mais jovens de uma realidade que lhes é estranha há muito tempo: a participação nas eleições europeias.
ResponderEliminarEste exemplo é por isso uma iniciativa criativa, que soube aproveitar o momento e o contexto de entusiasmo que se criou em volta da última temporada de Game of Trones, série querida por um grande número de jovens, tentando alterar a tendência de desinteresse dos mais novos perante o voto.
Os resultados pretendidos não foram alcançados, mas esta ação não deixa de ser um apontamento importante para as próximas eleições, deixando pistas sobre como uma estratégia de comunicação simples pode criar furor entre os eleitores mais novos, relembrando-lhes do seu dever cívico, desde que seja desenvolvida com consideração daqueles que são os interesses e gostos do público-alvo.
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