terça-feira, 28 de maio de 2019

Gillete - Your First Shave is Always Special - Samson´s Story

Pela primeira vez na história uma marca de acessórios de higiene para homem (Gillete) abordou o tema da transexualidade. Parte de uma campanha que vem sendo utilizada desde o início do ano (demonstrando as várias faces da masculinidade) a Gillete decidiu defender que, independentemente de como uma pessoa nasce, essa mesma pessoa tem o direito às coisas mais simples como por exemplo ser e viver o que realmente é. No novo vídeo desta gigante do mundo masculino a estrela principal é Samson Bonkeabantu Brown um jovem transexual canadiano que faz a barba pela primeira vez na companhia do seu pai.



Neste vídeo o jovem é encorajado pelo pai que lhe vai explicando como fazer a barba: "Shaving is about confidence. You´re doing fine." Samson afirma que o seu único desejo durante a transição era ser feliz e que está contente por ter chegado ao ponto de conseguir fazer a barba, principalmente com o apoio da sua família que nunca deixou de estar ao seu lado na fase mais difícil da sua vida.

Num mundo onde ainda existem pessoas incapazes de aceitar as mais pequenas diferenças culturais como conseguem viver as pessoas em situações ainda mais delicadas sem o apoio da família? Samson espera que este vídeo seja um farol de esperança para toda a comunidade transexual que sofre bastante com o preconceito social e a Gillete lembra que: "Whenever, wherever, however it happens. Your first shave is special" defendendo desta forma a igualdade entre todos os homens.

Este vídeo promocional, publicado no Facebook da marca, foi muito bem recebido com milhares de partilhas e de comentários congratulando Brown e a Gillete por combaterem juntos o preconceito contra a comunidade LGBT esperando desta forma que outros jovens, vítimas do mesmo preconceito, consigam encontrar forças para se levantarem e encararem a vida com a felicidade e os direitos que lhes são devidos.

Fontes: https://edition.cnn.com/2019/05/26/us/gillette-ad-transgender-man-trnd/index.htmlhttps://www.independent.co.uk/life-style/gillette-trans-advert-video-transgender-man-first-shave-father-video-watch-facebook-a8930981.html

4 comentários:

  1. É interessante notar como depois de todo o buzz que se criou à volta do anúncio anterior da Gillette, com ameaças de boicotes aos produtos e tanta revolta nas redes sociais, a marca volta a apostar no mesmo tipo de anúncio, abordando a mesma temática, mas que, desta vez, deixa a mulher de lado (no anúncio) e o impacte é muito mais reduzido.
    Será isto revelador da controvérsia que a questão de feminismo e das masculinidades ainda se reveste hoje em dia, provocando apaixonadas e acesas discussões e trocas de palavras nas redes sociais? Será inocente a persistência da Gillette neste assunto? Ou o propósito é o de passar uma mensagem e gerar impacte, ao mesmo tempo, gear discussão e, dessa forma, o nome da marca ser associado a estas causas?

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  2. O post sobre o anúncio anterior pode ser consultado aqui: https://webmktfep.blogspot.com/2019/02/we-too-believe-nova-campanha-da.html

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  3. Possivelmente contra as expectativas, a Gillette não procurou, na nova campanha, fazer algo "seguro"; apostou novamente (não interessa aqui discutir se a mensagem da campanha anterior foi bem passada, mas sim a intenção da marca) numa mensagem social, com um forte cariz anti-discriminação.

    Esta atitude, que será louvável do ponto de vista social, pode marcar uma alteração na forma como as marcas comunicação os seus produtos/serviços. A alteração não se prende com a inclusão de uma mensagem social (há muito utilizado), mas sim com o facto de a marca não ter recuado na aposta na responsabilidade social, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, em que as marcas, após polémicas com determinadas campanhas, apostam em mensagens mais "seguras". Poderemos estar perante o fim de uma era em que as marcas são demasiado reféns das buzz negativo e estridente, sobretudo nas redes sociais (mas,muitas vezes, minoritário).

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  4. Acho válido a Gillette manter seu posicionamento ao trazer temas controversos do universo masculino. Entretanto acho válido refletirmos até que ponto a utilização de temas políticos em campanhas de marcas são de facto um posicionamento completo da marca ou é apenas uma maneira de se apropriarem desses discursos apenas para vender sem de facto praticarem dentro da empresa.

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