Um desses erros mais recentes foi a consola Wii U, lançada inicialmente em finais de 2012. Tentando aproveitar a grande fama da sua antecessora (Nintendo Wii) a Nintendo tentou fazer de tudo para que a Wii U fosse associada à mesma, como uma espécie de upgrade técnico que todos os possuidores da Wii (um impressionante valor de 101 milhões de pessoas) deviam adquirir mas alguma coisa falhou e a Wii U, em toda a sua vida, vendeu apenas 13 milhões de unidades. O que é que justifica este tremendo fracasso? O Marketing. Como disse anteriormente a Nintendo quis associar esta nova consola à sua antecessora. Referiu várias vezes, nos mais variados vídeos de promoção da Wii U, que a mesma era um upgrade da Wii, uma espécie de "novo comando". Mas se eu me divirto com a Wii porque é que vou gastar 300 euros num mero upgrade que até utilizava os antigos comandos da sua antecessora, os Wiimotes?
Assim sendo era crucial para a Nintendo não repetir estes erros e corrigir o seu marketing. A Nintendo Switch, sucessora da Wii U, é em si totalmente diferente das suas antecessoras. Considerada a primeira consola híbrida da história (consola que tanto pode ser jogada na televisão de forma caseira como fora de casa, em modo portátil) a Nintendo Switch foi um sucesso logo no seu primeiro ano de vendas (vendeu mais de 17 milhões de unidades em 2017 de Março a Dezembro, ultrapassando largamente a sua antecessora em apenas 9 meses) e isso deveu-se principalmente à comunicação límpida da Nintendo, com vídeos muito mais atractivos e explícitos. A Nintendo ouviu as queixas e cumpriu com a sua palavra, diferenciando o produto e atingindo desta forma as camadas mais jovens tal como os mais antigos seguidores da marca nipónica que anseiam todos os anos por novos jogos do mítico Super Mário: a Nintendo Switch é uma nova consola e não um mero upgrade que podes utilizar como quiseres e onde quiseres!
Num mundo cada vez mais global e, por consequência, mais competitivo os erros podem custar caro. A centenária Nintendo percebeu isso facilmente e não repetiu o mesmo erro pela segunda vez. Actualmente a Nintendo Switch vendeu quase 35 milhões de unidades e não parece ter perdido o ritmo. Só no Japão a consola já vendeu 8.13 milhões de unidades, ultrapassando as vendas da consola da rival Sony, Playstation 4 em toda a sua vida (8.07 milhões).
Fontes:
Exemplo interessante Daniel. Mas pelo que percebi não podemos atribuir todos os méritos ao marketing no caso de sucesso da Switch, pois é de facto uma consola inovadora, diferenciada e é, para os consumidores, uma proposta muito interessante. Já quanto ao falhanço no caso da Wii U o marketing não teve toda a culpa, pois o produto não era, de facto, tão inovador e apelativo. Estou errado?
ResponderEliminarNo primeiro ponto concordo plenamente contigo, a Nintendo Switch é sem dúvida inovadora. Já no segundo ponto tendo a discordar. O produto era inovador, nunca antes se tinha feito um comando que também poderia servir de televisão. O problema é que não era uma consola portátil porque se estivesses mais do que um determinado número de metros afastado da Dock o ecrã deixava de receber informação. A Wii U foi inovadora mas não apelativa muito em parte por causa do marketing utilizado pela Nintendo que a comparava à sua tremenda antecessora.
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