terça-feira, 28 de maio de 2019

Influencers (ainda) mais perto dos consumidores

Já nem o WhatsApp se escapa aos influencers. A Marketeer avançou esta quinta-feira com a notícia de que a SocialPubli - plataforma de marketing que coloca, de forma personalizada, as marcas em contacto com os influencers – encontrou uma nova estratégia para as marcas estarem (ainda) mais perto dos consumidores.

O WhatApp vai ser a plataforma de contacto direto entre as marcas e os seus clientes. Com base nos briefings enviados pelas marcas, a SocialPubli irá identificar os influencers mais relevantes para a marca. A partir desse momento, são acordados os formatos e o conteúdo a publicar pelo influencer, que iniciará uma conversa com um grupo de pessoas identificadas pela marca como público-alvo.


Combinando o marketing offline e o marketing online (blended marketing) e beneficiando das vantagens que a comunicação via redes sociais por meio de personalidades oferece, este pode ser um meio pioneiro muito eficaz para comunicar a marca.

Por outro lado, não será esta estratégia também ela um pouco invasiva, uma vez que a troca de mensagens ocorre normalmente entre amigos ou conhecidos, de forma privada e pessoal? Não estará a SocialPubli a reduzir as vantagens de uma comunicação pull, em que a marca atrai os consumidores até si e a criar um novo método para uma abordagem push, em que a publicidade é empurrada para o cliente?
Fonte:

2 comentários:

  1. Interessante como cada vez mais as redes sociais se têm tornado fortes plataformas de negócio criando redes já muito fiéis de consumidores, no entanto não sei até que ponto o WhatsApp é uma boa rede social para que isto aconteça. É verdade que as empresas têm de conseguir, cada vez mais, diversificar as suas formas de comunicação com o cliente, para atingir diferentes grupos e até para se fazerem sentir presentes, e próximas (penso que este é o ponto chave!). Sendo o WhatsApp uma rede social mais familiar e conversacional, no sentido em que o principal objetivo é manter um contacto mais próximo com grupos de amigos e familiares (principalmente do estrangeiro) não poderia escapar a este investimento por parte das marcas, fazendo então parte das suas estratégias de marketing de influência “transmitirem eficientemente as suas mensagens junto dos respectivos targets.”. No entanto concordo contigo, considero uma estratégia um pouco invasiva (até porque esta comunicação pressupõe conhecimento dos números de telemóvel!) e até uma abordagem push, porque pelo que percebi os consumidores não terão escolha em ter ou não acesso a essa publicidade, vai ser mesmo “empurrada”!

    ResponderEliminar
  2. Esta utilização do WhastApp como uma rede de influencer marketing já é muito utilizada no brasil onde existem grupos para tudo: compra de imobiliário, cabeleireiros, compras a grosso, etc. Mestres na utilização do WhatsApp.
    Contudo creio que a socialpubli poderá entrar numa vertente muito de "spam" para os contactos dos seus "influenciadores", mais do que realmente influenciar.

    ResponderEliminar