sábado, 1 de junho de 2019

#EmAlertaLaranja #sóquenão



Provavelmente repararam que as stories do Instagram durante o dia de ontem ganharam uma “cor” diferente. Tudo se deveu à celebração do Dia Mundial da Esclerose Múltipla.

Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central. O sistema imunitário não tem capacidade de distinguir as células do seu próprio corpo das restantes, acabando por destruir os seus próprios tecidos. A doença atinge com maior incidência o género feminino e surge mais frequentemente no jovem adulto (entre os 20 e os 40 anos).
Com este intuito, a rádio Mega Hits juntou-se à iniciativa Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. O objetivo consistia em despertar o grande público para a realidade desta doença e apoiar e melhorar a qualidade de vida de quem sofre da mesma. Assim, foi criada a hashtag #EmAlertaLaranja de forma gerar um movimento para esta causa nobre, e ainda foi publicado um post no Instagram com os membros da rádio trajados de laranja, que garantiam que cada partilha dessa mesma publicação iria corresponder a 1 euro que era doado às associações de doentes.

Neste seguimento, e com um gesto tão simples ser capaz de gerar tanto impacto, o buzz foi praticamente instantâneo, gerando word of mouse– milhares de partilhas em poucas horas, o que, por sua vez, corresponde à doação de milhares de euros.

No entanto, não tardou muito à rádio em reparar que a iniciativa estava a ter muito mais impacto do que seria expectável (e a aperceber-se que havia uma falha de comunicação), acabando por retificar as “regras” na sua própria publicação. Com isto, apenas seriam válidas as partilhas de fotografias próprias e originais, em que fossem usadas peças de roupa laranja alusiva ao tema, bem como o hashtag:


Esta retificação não passou ao lado dos cibernautas ao concluírem que as suas partilhas teriam sido em vão, gerando uma onda de desagrado e indignação. Estes assumiram que a Mega Hits se terá aproveitado de um tema sensível, delicado e emocional para desenvolver uma campanha de marketing e se promoverem. Eis alguns comentários que constam nas redes sociais:


Perante tanto buzz negativo, a Mega Hits acabou por ceder, apresentando um pedido formal de desculpas:


Resultado: embora a estação se comprometa a doar todo o dinheiro angariado, uma divulgação que era suposta ser bem-intencionada refletiu-se numa menor reputação da rádio, menos seguidores nas redes sociais e centenas de comentários negativos.
Num mundo cada vez mais digital e com mais informação, nada escapa ao lado de quem a ela tem acesso, mesmo à mínima alteração como demonstra este caso, em que toda a estratégia da Mega Hits acabou por sair comprometida.

Porque para doar não basta fazer share, deixo aqui o link da Associação de Esclerose Múltipla caso pretendam se informar mais sobre a doença e saber como ajudar:


Fontes:
https://www.instagram.com/megahitstagram/?hl=pt
http://www.anem.org.pt/?page_id=57

5 comentários:

  1. Não acho que a mensagem tenha sido passada de forma errada propositadamente. O que ficou aquém foi, na minha opinião, a posição da MegaHits depois de perceber o seu erro.

    Vejo o que aconteceu como a falha de um serviço, em que foi criada a oportunidade da MegaHits brilhar ao resolver o que aconteceu. Por exemplo, assumir que passou a mensagem errada e doar efetivamente consoante as partilhas feitas inicialmente!

    O buzz negativo gerado não vai ser tão cedo esquecido.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Cátia, a melhor resolução para esta "crise" seria de facto assumir que a mensagem idealizada não foi transmitida corretamente e doar de acordo com o número de partilhas.

    Para além disto, também penso que a maneira como se desculparam é a clássica forma de relativizar a culpa sem dizer nada em concreto.

    Este é também mais um caso em que os utilizadores das redes sociais demonstram uma capacidade imensa para criar impacto ao questionarem as ações da marca. Penso que este terá sido o fator chave de todo o "espetáculo": o poder do user.

    Este resultado de descredibilização da MegaHits não será de facto, facilmente esquecido.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que a Cátia e a Mafalda referiram. Só acrescento uma questão: até que ponto não deviam os próprios seguidores apelar ao seu sentido crítico neste tipo de situações?

    Inicialmente a campanha apenas referia que era necessária a partilha de uma imagem já criada pela estação de rádio.
    Não devia causar desconfiança como um simples gesto geraria dinheiro de forma tão rápida?
    Para além disso, ao não ser exigido perfil público, como é que a MegaHits teria acesso às publicações feitas?

    Sem dúvida uma falha enorme por parte da estação, mas não posso deixar de criticar o fraco sentido crítico dos seguidores em avaliarem a situação como um todo. Num Mundo em que tudo parece de fácil acesso, cabe-nos a nós consumidores duvidar e questionar.

    E, tal como o Bruno referiu, não faltam formas de como podemos realmente ajudar.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com os comentários anteriores e com o que a Beatriz Cruzeiro acrescentou. Eu senti essa desconfiança e ao fazer scroll é que li e percebi que as partilhas nada tinham a ver com o que a Megahits pretendia.
    Contudo, a culpa foi sem dúvida da fraca mensagem que eles passaram. Na descrição do post eles deviam ter mencionado que só era válido para conteúdo próprio de cada utilizador e original, tornando assim a mensagem clara!
    A desconfiança quando ao propósito desta ação mantém-se, na minha opinião, precisamente pela forma como a Megahits se tentou desculpar desta situação. Não assumiram em concreto o erro que cometeram o que faz com que a dúvida fique sempre "no ar": será que foi intencional para gerarem tráfego na sua conta de instagram ou foi sem dúvida uma falha?

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que concordo com o que a Sara Dias diz, a mensagem não foi, de todo, clara. E a Megahits após se aperceber do "balúrdio" que poderia ter que investir nesta causa, veio "esclarecer" a situação.
    Quem perde pontos nestas situações? A marca.

    ResponderEliminar