A campanha baseou-se no convite que foi feito a três homens para
irem ver a final da UEFA Champions League. Contudo, para que eles pudessem
participar do evento, tinham de, em primeiro lugar, convencer as namoradas de
que lhes estavam a dar um presente, que consistia num fim de semana num spa, com
o intuito de irem sozinhos ao estádio.
Para surpresa dos jovens (e dos espectadores), que estavam no
estádio e que achavam que as namoradas estavam num spa, foi apresentado um vídeo
no ecrã do estádio onde apareciam as namoradas todas juntas a agradecer o
presente, que na verdade eram bilhetes para irem à final em Milão. Eles ficaram
espantados porque não sabiam do que se estava a passar e simultaneamente
apareceu a frase “Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?”
(para quebrar com os estereótipos).
Veja aqui o vídeo:
Assim, a marca quebrou diversos padrões de estereótipos, principalmente,
para os homens por mentirem às namoradas e por acharem que as mulheres não
gostam de futebol, o que causou um enorme tráfego em torno deste vídeo nas redes
sociais.
Os resultados da campanha a curto prazo foram incríveis. O
vídeo que foi publicado no Facebook da marca Heineken tornou-se viral de tal
forma, que ao fim de dezoito horas já possuía 4 milhões de visualizações e
imensos comentários sobretudo por parte de mulheres que adoraram a ideia da
marca não seguir estereótipos.
Este foi sem dúvida um caso de marketing viral em que a
campanha se salientou por: ser emocional e engraçada; por envolver o
público-alvo numa história, que está a ser contada, fazendo assim com que as
pessoas se identifiquem; por explorar motivações e comportamentos comuns e por
utilizar redes de comunicação que lhe permitiram a enorme visibilidade da ação.
Fontes:
Incrível. As marcas têm de ser cada vez mais originais para conseguirem ficar na mente do consumidor. Nada como histórias reais.
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar desta campanha, mas achei genial. Incrível o poder de uma boa ideia!!!
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