Aliás, como alguns dos posts deste blog demonstram, têm uma capacidade sobre-humana de marcar a diferença e responder rapidamente com campanhas de marketing e publicidade inovadoras.
SPOILER ALERT: Este post não vai provar o contrário.
A campanha "Burn That Add" tem como objetivo fazer sobressair a marca num mercado tão indiferenciado como é o de fast food, onde a competição pelo preço já não é um grande fator de distinção.
Depois de inovações como o Free Refill, o BK continua marcar a diferença pela originalidade. Desta vez, através do uso das inovações no campo das novas tecnologias para que, de maneira interativa, os consumidores consigam hambúrgueres grátis em troca de uma amostra de lealdade.
A campanha brasileira desenvolvida pela agência DAVID São Paulo, procurava aumentar, além da notoriedade da marca, o tráfego de users da App do BK. A funcionalidade de RA pretende promover também o serviço BK Express: que permite aos consumidores efetuar o seu pedido antes de chegar a loja para evitarem filas de espera; elevando o conceito de fast food a um novo patamar.
A campanha brasileira desenvolvida pela agência DAVID São Paulo, procurava aumentar, além da notoriedade da marca, o tráfego de users da App do BK. A funcionalidade de RA pretende promover também o serviço BK Express: que permite aos consumidores efetuar o seu pedido antes de chegar a loja para evitarem filas de espera; elevando o conceito de fast food a um novo patamar.
A questão é que, para conseguir este preço, o consumidor teria de fazer o pedido através da App do BK enquanto se encontrava perto ou dentro de um McDonald's.
Geofencing foi a tecnologia aplicada para criar esta marketing stunt. O voucher era desbloqueado se o consumidor se encontrasse a cerca de 180 metros de um McDonald's ou dentro do próprio restaurante.
O facto da campanha durar apenas durante uma semana impulsionou os clientes a agarrarem-na o mais rápido possível. Este tipo de descontos, as limited time offers criam a sensação de oportunidade única na mente do consumidor e como tal, podem ampliar o buzz gerado.
Relembro que em 2016 o BK desafiou a McDonald's com uma carta cómica. Esta iniciativa valeu-lhes não só o enorme buzz gerado, mas ainda o prémio Grand Prix no Festival Internacional de Cannes Lion na categoria Creativity's Print &Publishing.
A campanha McWhopper tinha como mote chegar a um acordo de tréguas através da fusão dos simbólicos Big Mac e Whopper.
Fontes:
https://www.designboom.com/technology/burger-king-burn-that-ad-free-whopper-virtual-reality
Exemplo claro de uma marca a tentar ter impacto junto dos seus consumidores, através de ataques constantes à concorrência...
ResponderEliminarAcredito que hajam dois tipos de interpretações face a estas campanhas. Por um lado, o tipo de consumidores que "entra" no plano, não com o objetivo direto de prejudicar a outra marca (apesar de o fazer), mas para usufruir das vantagens que a campanha oferece, e, por outro lado, o tipo de consumidores mais críticos que não se revêm neste tipo de comportamentos (chegando a concorrência a ganhar?).
A meu ver, e dada a importância exponencial que a alimentação saudável tem tido (diminuindo os fãs da comida fast food), as marcas sentem cada vez mais a necessidade de (re)conquistar consumidores e, por vezes, não olham a meios para o conseguirem.