terça-feira, 17 de março de 2020

A nossa “amiga” Netflix

Atualmente, os consumidores gostam de dar opiniões mas também de receber feedback e sentir que são ouvidos e valorizados pelas marcas. Esta é uma das características típicas dos Millennials que apresentam um perfil de consumidor muito próprio:
  • Não são facilmente influenciados por publicidade e, nesse sentido, as recomendações/opiniões dos pares são mais credíveis;
  • Desejo de coprodução de conteúdos com as marcas ou mesmo criarem eles próprios (o chamado user generated content);
  • Valorização da experiência mas sem compromissos, o que faz com que não sejam fiéis a muitas marcas.
Assim, a presença passiva nas redes sociais por parte das marcas pode não ser suficiente nem eficaz, visto que a interação marca-cliente tem assumido uma importância crescente aos olhos dos consumidores. Como caso de sucesso neste âmbito temos a tão conhecida Netflix, focando na sua atuação em Portugal.
A Netflix conhece bem a sua audiência (assim como a concorrência – HBO ou Amazon Prime Video) o que lhe permite entender as expectativas e necessidades destes e adaptar todas as suas estratégias, incluindo a sua atuação nas redes sociais. Neste caso, produz conteúdos que atraem os seus seguidores (como memes com base nas séries ou filmes da plataforma, remin das estreias, etc) e responde aos comentários das suas publicações ou tweets recorrendo muitas vezes ao humor. Isto permite-lhe criar uma ligação de proximidade com estes, tratando os seus seguidores como se tratassem realmente de amigos:



Ao mesmo tempo, aproveita este canal para responder a críticas/reclamações dos consumidores, não deixando os mesmos sem resposta. O facto de as respostas serem personalizadas e não (totalmente) padronizadas é muito valorizado e pode até constituir um motivo para o atual word-of-mouse (que substitui o clássico word-of-mouth) e sucesso das redes sociais:


As interações realizadas através das redes sociais podem ter como consequência o aumento do engagement, isto é, uma métrica muito usada atualmente para avaliar a performance nas redes sociais através da contabilização das partilhas, likes, comentários, entre outros. O retorno do investimento em marketing digital pode ser difícil de medir e, nesse âmbito, o engagement pode não ser muito útil pois não traduz o número de consumidores que acaba por adquirir os produtos/serviços, isto é, não resulta necessariamente em vendas.

Por último, tal como foi referido num post anterior publicado pela Inês, o timing é essencial e, nesse sentido, a Netflix aproveita as ocasiões “do momento” para promover os seus serviços. Como não podia deixar de ser, o Covid-19 não foi exceção:


Afinal de contas, será que toda esta interação com os utilizadores produz efeitos práticos, tais como o aumento do número de subscrições, ou apenas cria uma comunidade em torno da marca ...?
Gostava de saber a vossa opinião!

Fontes:
https://twitter.com/NetflixPT?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor
https://edit.com.pt/blog/6-dicas-para-aumentar-o-engagement-nas-redes-sociais-e-goi/
https://www.workvalue.net/socialmedia/engagement-o-que-deve-ser-medido-pelas-marcas-parte-1/

4 comentários:

  1. Olá Marta! Eu gosto especialmente da Netflix e deste tipo de interações que cria connosco (clientes). Na minha opinião, e em resposta à tua questão, acho que produz os dois efeitos: cria uma comunidade em volta da marca, fomenta a interação entre clientes, estimula a vontade em ver novas séries/filmes e também aumenta o número de subscrições porque provoca curiosidade naqueles que (ainda) não são clientes!
    Para mim, a Netflix é um exemplo de sucesso na abordagem que tem aos clientes:além de muitooooo original, tem aquele mix entre humor negro e provocação!

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  2. Olá Marta,

    sem dúvida que a Netflix é um entretenimento com imenso sucesso e o qual conseguiu fidelizar um número enorme de clientes, em tão pouco tempo.
    Respondendo à tua questão: na minha ótica, é também por se criar uma comunidade em torno da marca que o número de subscrições aumenta.
    Ou seja, é também pelo dinamismo e pelo nome da marca no mercado, que os clientes sentem vontade de experimentar e subscrever.
    Fazendo a ponte para a atualidade, e em título de curiosidade, devido ao isolamento das pessoas, por causa do Covd19 a Netflix é uma das aplicações mais descarregadas da Play Store e App Store, nos últimos dias. De facto, o nome Netflix está associado a grande entretenimento e ganha quota de mercado, cada vez maior, pelo número de adesões.

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  3. Olá Marta, tudo bem consigo? A Netflix é sem dúvida uma das marcas preferidas - eu diria mesmo quase uma fixação - dos Millennials. Para além da experiência de serviço intuitiva, personalizada, centrada no consumidor, a Netflix conquista os consumidores com conteúdos desenhados à medida das suas necessidades através do poder do big data. E a atenção (escassa) dos Millennials só é conquistada com conteúdos relevantes! Que se estendem aos conteúdos (ou "conversas") nas redes sociais, onde a Netflix dialoga com os consumidores quase como se de uma pessoa se tratasse, recorrendo à dose certa de ironia e sentido de humor, como ilustra no seu post. A Netflix gera assim o tal engagement de que fala, não só a nível funcional (pelo excelente serviço que presta), mas também emocional! Falaremos mais sobre estes tópicos na próxima aula...online! Parece que adivinhou ;)

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  4. Olá Marta!
    A Netflix é o meu programa favorito quando estou em casa e nesta altura é, sem dúvida, uma grande ajuda para passar o tempo.
    Relativamente à tua pergunta, acho que tanto cria uma comunidade em torno da marca, como também aumenta o número de subscrições. No entanto, a meu ver, o sucesso da Netflix deve-se principalmente ao forte conteúdo que oferece e à facilidade de utilização. Deste modo, a Netflix consegue atingir esta geração, que é caracterizada por ser muito exigente na escolha do conteúdo e gostar de coisas práticas e rápidas (como por exemplo, é possível avançar a intro com um simples clique!)

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