terça-feira, 10 de março de 2020

A FORÇA DO TIMING

Como já todos sabemos o futebol consegue mover multidões, mesmo quando se trata da mais ínfima ação no decorrer dum jogo, acabando por percorrer Portugal de Norte a Sul do país, sem esquecer as ilhas!

Sendo que uma das mais recentes polémicas decorreu no dia 16 de fevereiro no jogo de futebol entre o Vitória Sport Clube e o Futebol Clube do Porto, onde o jogador Marega foi alvo de comentários racistas por parte da bancada e acabou mesmo por abandonar o relvado em jeito de protesto. No dia seguinte, o Mundo reagiu a esta atitude e Portugal chegou mesmo a ser acusado de ser um país racista, mas há marcas que estão sempre atentas e que conseguem gerar ações surpreendentes, sendo que a Super Bock e a Sagres (marcas concorrentes) uniram-se e criaram uma imagem por forma a sensibilizar o público contra o racismo.



Novamente, este fim de semana surgiu uma nova polémica...no dia 8 de março, decorreu o jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Desportivo das Aves onde numa disputa de bola o jogador Wendel sofreu um puxão dos seus calções por parte do adversário e acabou por mostrar o que não devia. Durante toda a noite o vídeo invadiu as redes sociais e tornou-se viral. Posto isto, no dia seguinte, o Sporting Clube de Portugal quis dar uma resposta, sendo que ao utilizar o humor aproveitou a polémica para promover um dos seus produtos.



Apesar de se tratarem de publicações com temáticas bastante distintas, uma num tom mais sensibilizador e outra num tom mais humorístico, através de ambas, conseguimos concluir que o timing de resposta é cada vez mais importante, pois como podemos ver as mesmas foram dadas em menos de 24h após as controvérsias e conseguiram gerar um buzz extraordinário nas redes sociais! 

E vocês o que têm a dizer de ambas as iniciativas? Valorizam estas abordagens feitas quase em tempo real?

Fontes: 

4 comentários:

  1. Olá Inês,
    Realmente a situação do Marega foi muito comentada nas redes sociais, toda a gente publicava instastories contra o racismo e foi muito inteligente por parte das empresas utilizarem isso para se promoverem e se implementarem no mercado como marcas não preconceituosas.
    Em relação ao jogador do Sporting, à semelhança da Rita, não tinha conhecimento de causa mas realmente também foi uma boa estratégia usada pela empresa para promover um dos seus produtos, de forma humorística, que até então não devia ter muita saída.

    Boa forma de abordar este tema, parabéns.

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  2. Olá, Inês!
    Infelizmente ocorreu um erro e o meu comentário foi eliminado no entanto vou tentar reconstruir o meu raciocínio.
    Sem dúvida que o assunto abordado é bastante pertinente e passível de alguma reflexão. Quanto ao caso do Marega,
    tive conhecimento e a união das marcas, bem como a abordagem tomada, fizeram-se ouvir e a mensagem que passaram foi de louvar.
    Relativamente à mais recente polémica, do dia 8 de março, confesso que não tinha conhecimento, no entanto após ler o post fiz alguma pesquisa e atrevo-me a dizer que o departamento de comunicação do SCP agiu de forma correta, dando a resposta no
    timing certo e acrescentando à situação um toque humorístico.
    Posto isto e sendo o foco do teu post o timing e a resposta quase em tempo real das marcas, sou da opinião que estas devem responder o mais brevemente possível, procurando o timing correto pois isso só trará benefícios, nomeadamente para a perceção dos consumidores da marca em questão.

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  3. Olá Inês!
    Realmente, na altura, fiquei bastante contente e surpreendida com o gesto da Super Bock e Sagres em colaborarem de forma a fazer face a este tema do racismo, que custa-me a acreditar que ainda é algo que se vive tão intensamente na atualidade. Temos de mudar mentalidades e este tipo de comportamentos têm de ser repreendidos para não serem repetidos.
    Em relação ao segundo incidente que mencionaste não tinha conhecimento até ver aqui, mas sem dúvida que o Sporting soube aproveitar a situação e promover os seus produtos.
    Tal como mencionaste acredito que realmente nestes casos e outros futuros o timing tem um papel fundamental para que provoque impacto.

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  4. Olá, Inês!
    De facto, quando vi o post da SuperBock com a Sagres, fiquei muito contente por perceber que valores universais como a luta contra o racismo se sobrepõe à competição direta entre as duas marcas. Foi muito bem conseguido principalmente por ter sido no timing certo, como referiste. Quanto à segunda situação, penso que o humor foi mesmo a resposta mais adequada, conseguindo ainda divulgar a sua marca e os seus produtos.

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