A Barkyn é uma start-up que foi fundada em 2017 e que descreve a sua missão como "melhorar a saúde e felicidade dos animais de estimação em todo o mundo".
O seu modelo de negócio assenta no conceito de "subscription box" onde o cliente paga um fee mensal fixo que varia entre os 25 e os 50 euros. Isto permite-lhe receber em sua casa ração adequada ao seu cão e, ter acesso a serviços de acompanhamento de veterinário online.
Esta empresa distingue-se das demais pela sua diferente cultura de RH tais como:
- é política da empresa levar o seu animal de estimação para o local de trabalho, onde permanece durante o dia juntamente com os animais dos restantes colaboradores;
- a empresa permite ao colaborador usufruir de uma semana de licença de "maternidade" quando recebe em casa um novo animal de estimação.
Ao contrário da maioria dos setores que tem vindo a ser prejudicado com todas estas novas medidas de distanciamento social e confinamento que temos vindo a ser sujeitos, a Barkyn é uma exceção, um caso de sucesso que está a conseguir capitalizar o contexto singular que estamos a viver. É importante referir que durante este período de pandemia esta start-up triplicou o seu volume de negócios mensal, tendo vendido 145 toneladas de ração canina.
Citando o CEO, André Jordão, "o e-commerce está a crescer e com isto tudo as pessoas estão em casa e querem ser servidas sem sair do conforto do lar". Ainda segundo o mesmo, o serviço de entregas em casa e a rede de 25 veterinários experientes é "perfeito para os nossos clientes".
Para concluir, é de realçar que a crise veio, apesar de tudo, acelerar a transformação digital das empresas e pode até representar uma oportunidade a longo prazo:
"Olhamos para o que está a acontecer como uma grande oportunidade porque vai acelerar o e-commerce e chegar a segmentos como os seniores, que demorariam muito mais tempo a adotar estas práticas".
Fontes:
https://eco.sapo.pt/2020/04/29/barkyn-triplica-receitas-procura-por-comida-de-cao-dispara/
https://eco.sapo.pt/2020/01/09/barkyn-cresce-na-europa-e-estreia-se-na-alemanha/
https://barkyn.recruitee.com/#section-88851
Olá, Ângela!
ResponderEliminarFantástica alternativa, não tenho memória de ouvir falar de uma empresa de e-commerce especializada nesta mercado e acho que pode haver grande potencial para o crescimento da plataforma. Pessoalmente, acho que poderia ser do interesse da Barkyn expandir o mercado alvo e oferecer soluções para gatos também. Isto é aparentemente bastante óbvio, por isso deduzo que existam motivos fortes para não ser viável para a empresa.