terça-feira, 5 de maio de 2020

Provas de vinho virtuais

A Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas quintas da região do Alto Douro Vinhateiro, com mais de 500 anos de história, tem vindo a inovar e adaptar-se às preferências e necessidades do consumidor.



Tendo em conta as circunstâncias atuais, a Quinta de Ventozelo decidiu apostar no digital e oferecer aos consumidores uma experiência única, inovadora e virtual - uma prova de vinhos online. Primeiro, os clientes recebem em casa garrafas de vinho e, posteriormente, através de uma plataforma, o consumidor acede a uma experiência privada de prova de vinhos virtual, a partir da própria Quinta de Ventozelo e guiada pelo responsável das visitas e provas.
Cada prova tem a duração de, aproximadamente, 45 minutos e inclui um voucher para uma posterior visita à Quinta de Ventozelo. A imagem abaixo é um exemplo de uma das provas virtuais:



Na minha opinião, esta iniciativa vai ter sucesso, porque não só consegue cativar o consumidor pela novidade, mas também por recorrer a um diferente canal, o digital, para continuar a oferecer o seu serviço.

3 comentários:

  1. Olá Inês! Penso que poderá ser um sucesso, na medida em que nós portugueses somos grandes apreciadores de vinhos! Mas penso que só abrange um certo nicho de mercado, ou seja, consumidores com algum poder económico! Para mim uma prova de vinhos, por vezes requer confraternização, várias pessoas envolvidas no processo. Será que haverá adesão, sendo online e principalmente nesta altura? Se isso não trouxer muitos custos à empresa parece-me uma estratégia interessante a desenvolver.

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês!
    Não conhecia esta iniciativa mas acho que poderá ter sucesso. Devido à situação atual, muitas empresas tiveram que se reinventar e este é um desses exemplos.
    Tal como disse a Paula, os portugueses são um povo apreciador de vinho, com o consumo per capita mais elevado do mundo! No entanto, uma prova de vinho é uma verdadeira experiência, quer pelo convívio, quer pelas explicações dos profissionais e, algumas destas dimensões não se podem reproduzir online... Assim, pode existir alguma relutância por parte dos consumidores em adquirir este serviço mas a oferta de um voucher para uma visita "presencial" pode ser uma boa estratégia para contornar este obstáculo!

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês! Gostei muito do teu post, desconhecia esta iniciativa. Na minha opinião, poderá ser um sucesso neste período que estamos mas acredito que voltando à "normalidade" as pessoas quererão viver a experiência completa de uma prova de vinhos. Mas, quem sabe? Os tempos estão a mudar e a verdade é que o online está cada vez mais em voga!

    ResponderEliminar