“Ruffles Tira Onda”, uma nova linha lançada pela tão famosa Ruffles no Brasil, deu muito que falar e até mereceu uma resposta pública por parte de um dos seus maiores concorrentes, Pringles.
No final do mês de fevereiro, a marca Ruffles decidiu
surpreender os seus consumidores e lançou uma nova linha de batatas fritas “Ruffles
Tira Onda”. No entanto, ninguém estava à espera que esta novidade de batas
fritas surgisse com embalagens em formato de tubo. Como muitos de vocês sabem,
a marca Pringles é uma marca de batatas fritas bastante conhecida pela sua
embalagem característica, sendo um dos seus critérios diferenciadores perante
as restantes. E como devem calcular, esta também não ficou muito feliz quando
se apercebeu da novidade de um dos seus maiores concorrentes.
Foi através das redes sociais que a clássica Pringles, conhecida
pela sua distinta embalagem desde os anos 60 com o objetivo de manter as
batatas melhor conservadas, agradeceu publicamente à sua concorrente, nunca
deixando o bom humor de lado.
No seu post de instagram refere: “É uma enorme satisfação
dar as boas-vindas aos nossos concorrentes que se inspiraram em Pringles.
Parabéns pela tentativa de sair do tão comum e previsível saco e vir para o
mundo onde as batatas ficam perfeitamente empilhadas e protegidas, com menos ar
e mais comida. Ser autêntico não é um caminho fácil, mas vale muito a pena. Tudo fica melhor
com Pringles, o resto é um saco.”
Não sabendo qual das duas marcas saiu vencedora, uma coisa é
certa: muitos foram os comentários à volta deste assunto por todas as redes
sociais. E como se costuma dizer “bem ou mal, o que interessa é falar”.
Apesar de não ser a primeira vez que algo assim acontece, a verdade é que com uma brincadeira destas o marketing que ambas as partes recebem é enorme. Este tipo de marketing baseia-se na rivalidade assente entre as marcas que oferecem produtos/serviços equivalentes. Com uma simples provocação, a marca pode gerar curiosidade por parte do público pela resposta do outro lado, aumentando a visibilidade das marcas e a proximidade para com os consumidores pelo que pode ser considerada como uma boa estratégia de marketing.
E na vossa opinião, “provocar significa vender” e é uma
forma fácil de conseguir aumentar a visibilidade das marcas envolvidas? Ou será
apenas uma perda de tempo? Lembram-se de mais algum caso parecido como este?
Olá Catarina, belo exemplo de resposta pública online por parte do concorrente!
ResponderEliminarNão sei dizer até que ponto isso foi positivo ou negativo para as marcas, mas com certeza tanto a Pringles, quanto a Ruffles, conseguiram tirar proveito com a visibilidade que atingiram.
Esse exemplo me fez lembrar de um caso em que o Burger King provocou o McDonalds em um tweet:
"- Posso copiar?
- Claro. Só não faz igual. "
A seguir era uma foto de promoções muito parecidas das duas marcas.
Tal como a Ranna ocorreu-me o exemplo do Burguer King que faz muita publicidade a “atacar” a rival McDonald 's. Além disso, também me lembrei da Pepsi que está constantemente a fazer campanhas publicitárias a referenciar a Coca-Cola indiretamente.
ResponderEliminarNa minha opinião acredito que estas provocações podem ter impacto muito fortes, mas a marca provocada tem que saber responder e, no caso, penso que as Pringles saíram por cima pois conseguiram reagir com algum humor à situação.