domingo, 7 de março de 2021

Guerra de batatas fritas é assunto nas redes sociais

 “Ruffles Tira Onda”, uma nova linha lançada pela tão famosa Ruffles no Brasil, deu muito que falar e até mereceu uma resposta pública por parte de um dos seus maiores concorrentes, Pringles.

No final do mês de fevereiro, a marca Ruffles decidiu surpreender os seus consumidores e lançou uma nova linha de batatas fritas “Ruffles Tira Onda”. No entanto, ninguém estava à espera que esta novidade de batas fritas surgisse com embalagens em formato de tubo. Como muitos de vocês sabem, a marca Pringles é uma marca de batatas fritas bastante conhecida pela sua embalagem característica, sendo um dos seus critérios diferenciadores perante as restantes. E como devem calcular, esta também não ficou muito feliz quando se apercebeu da novidade de um dos seus maiores concorrentes.

Foi através das redes sociais que a clássica Pringles, conhecida pela sua distinta embalagem desde os anos 60 com o objetivo de manter as batatas melhor conservadas, agradeceu publicamente à sua concorrente, nunca deixando o bom humor de lado.

No seu post de instagram refere: “É uma enorme satisfação dar as boas-vindas aos nossos concorrentes que se inspiraram em Pringles. Parabéns pela tentativa de sair do tão comum e previsível saco e vir para o mundo onde as batatas ficam perfeitamente empilhadas e protegidas, com menos ar e mais comida. Ser autêntico não é um caminho fácil, mas vale muito a pena. Tudo fica melhor com Pringles, o resto é um saco.”



Não sabendo qual das duas marcas saiu vencedora, uma coisa é certa: muitos foram os comentários à volta deste assunto por todas as redes sociais. E como se costuma dizer “bem ou mal, o que interessa é falar”.


Apesar de não ser a primeira vez que algo assim acontece, a verdade é que com uma brincadeira destas o marketing que ambas as partes recebem é enorme. Este tipo de marketing baseia-se na rivalidade assente entre as marcas que oferecem produtos/serviços equivalentes. Com uma simples provocação, a marca pode gerar curiosidade por parte do público pela resposta do outro lado, aumentando a visibilidade das marcas e a proximidade para com os consumidores pelo que pode ser considerada como uma boa estratégia de marketing.

E na vossa opinião, “provocar significa vender” e é uma forma fácil de conseguir aumentar a visibilidade das marcas envolvidas? Ou será apenas uma perda de tempo? Lembram-se de mais algum caso parecido como este?

Fonte 1

2 comentários:

  1. Olá Catarina, belo exemplo de resposta pública online por parte do concorrente!
    Não sei dizer até que ponto isso foi positivo ou negativo para as marcas, mas com certeza tanto a Pringles, quanto a Ruffles, conseguiram tirar proveito com a visibilidade que atingiram.
    Esse exemplo me fez lembrar de um caso em que o Burger King provocou o McDonalds em um tweet:
    "- Posso copiar?
    - Claro. Só não faz igual. "
    A seguir era uma foto de promoções muito parecidas das duas marcas.

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  2. Tal como a Ranna ocorreu-me o exemplo do Burguer King que faz muita publicidade a “atacar” a rival McDonald 's. Além disso, também me lembrei da Pepsi que está constantemente a fazer campanhas publicitárias a referenciar a Coca-Cola indiretamente.

    Na minha opinião acredito que estas provocações podem ter impacto muito fortes, mas a marca provocada tem que saber responder e, no caso, penso que as Pringles saíram por cima pois conseguiram reagir com algum humor à situação.

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