sexta-feira, 12 de março de 2021

IBM estima pulo de cinco anos no e-commerce

As vendas de produtos e serviços na internet têm evitado cenários económicos ainda mais catastróficos na pandemia. E o efeito poderá ser duradouro: muitos dos novos clientes digitais, apelidados de e-buyers, vieram para ficar.

Sim, os portugueses, tal como os demais cidadãos, tiveram de se isolar nas suas próprias casas. Mas não se isolaram do mundo. A rede global passou a conectar tudo, ainda mais. Rapidamente, assumiu-se como pilar desta nova economia, forçada a uma digitalização mais rápida e determinante. Se o comércio online já estava em crescimento antes da pandemia, a Covid-19 carregou a fundo no pedal do acelerador.

A pandemia trouxe para o mundo online muitos cidadãos que ainda não estavam ligados à rede. Segundo dados do Eurostat, 78% dos portugueses com idade entre 16 e 74 anos acederam à internet nos últimos tempos, uma subida de três pontos percentuais face a 2019 e 2018 (período em que o indicador estagnou).


Alavancou a pandemia, será para ficar? E, o que acham da alavancagem do sector tecnológico e dos transportes, para esta evolução?

https://eco.sapo.pt/2021/03/08/um-ano-de-pandemia-deu-cinco-anos-ao-e-commerce/

Etiquetas: #e-buyers;#ecommerce;#global, #tecnologico,#digital;#rede

3 comentários:

  1. Olá Helena! De facto, a pandemia não tem apenas o seu lado negro e em algumas situações permitiu a re-invenção de alguns modelos de negócio, através do digital. Acredito que esta alavancagem promovida pela Covid-19 será para ficar, visto que as empresas perceberam que ao aliar a tecnologia ao seu negócio os ganhos de produtividade seriam superiores. Ainda hoje li uma notícia que indicava que as empresas portuguesas estavam desesperadas à procura de talento qualificado no ramo tecnológico, de modo a alavancarem a sua presença no mercado digital... Resta saber se essa procura é acompanhada dos devidos salários merecidos para graus de qualificação tão específicos...

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  2. Boa tarde,
    Sem sombra de dúvida que esta situação pandémica veio acelerar o processo de digitalização de muitas empresas, que de outra forma nunca dariam este passo. Questiono-me se a velocidade com que tiveram de se adaptar a esta nova situação vai permitir um crescimento sustentado e se vão optar por continuar presentes no mundo digital.

    Agora quanto ao setor de transportes não sei se te estás a referir à distribuição das encomendas, se estiveres eu penso que esta situação também permitiu que estes melhorassem o seu serviço. Não sei se estás familiarizada com a iniciativa da CTT com o comércio local que levou à criação de uma aplicação “CTT Comércio Local”. Esta aplicação visa ajudar pequenos negócios que não têm presença digital, isto é, negócios que antes só tinham comercialização física passam a ter uma plataforma eletrónica, que permite não só a exposição dos produtos, mas também a compra. O consumidor pode, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização (ainda não está disponível em todo o território), ver que comerciantes e produtores estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito e receber comodamente as compras em sua casa.

    Para terminar, na minha opinião, e aliando-me ao comentário da Francisca, penso que a pandemia permitiu a re-invenção de alguns modelos de negócio.

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  3. sim referia-me à distribuição de encomendas. obrigado por acrecentares o CTT Comércio Local, desconhecia esta iniciativa.

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