A indústria de streaming é um setor onde se tem verificado um crescimento acentuado, no qual vão surgindo cada vez mais plataformas, e onde se verifica também uma grande tentativa de contornar os termos de utilização das mesmas, nomeadamente através da partilha das palavras-passe das contas com terceiros.
As plataformas de streaming permitem que os utilizadores se inscrevam em vários perfis dentro da conta, no entanto, estes apenas devem ser utilizados por pessoas da mesma residência ou agregado familiar, quando incluídas no respetivo plano familiar da plataforma. Perante o disparo nos números de adesão a este tipo de plataformas, e tendo conhecimento de que muitas vezes as palavras-passe das contas são partilhadas entre vários utilizadores, a Netflix viu-se forçada a tentar implementar um sistema que combata a partilha das mesmas com terceiros, no sentido de aumentar também a segurança das contas dos seus consumidores.
Dessa forma, estão agora a desenvolver um sistema que impede a partilha da palavra-passe com terceiros através de um pedido de validação de conta, com envio de um código via SMS ou e-mail. No caso de o utilizador não ser capaz de validar a sua conta num determinado período de tempo, ficará impedido de aceder aos conteúdos da mesma e terá de criar a sua própria conta. Segundo fonte da empresa, "Este teste tem o objetivo de assegurar que quem usa uma conta da Netflix tem autorização para o fazer". Embora reconheçam que este sistema não será capaz de prevenir toda a partilha de passwords (hipoteticamente, o utilizador poderá partilhar o código que lhe foi enviado com um amigo que também utilize a sua conta) a ideia é que evite ao máximo que tal aconteça.
Este teste está também a ser implementado para melhorar as medidas de segurança em torno da proteção de conta, perante casos em que haja tentativas mal-intencionadas de alguém utilizar a conta de outrem através da obtenção da palavra-passe da mesma por meio de métodos fraudulentos.
Neste momento, a medida está apenas em fase de testes, limitada a um certo número de utilizadores, e sem informações se será alargada a todos os utilizadores numa fase posterior.
Olá Mariana!
ResponderEliminarA partilha dos serviços de streaming é cada vez mais frequente, uma vez que os clientes desejam usufruir do serviço, mas a um preço mais económico. Ao partilharem a conta com terceiros, acabam por dividir os custos, o que é benéfico para estes. Contudo, quem não gosta nada deste ato são as plataformas, pois veem os seus lucros ameaçados.
Este novo sistema da Netflix contra a partilha de palavra-passe surgiu exatamente numa altura propícia ao aumento das adesões à plataforma, a pandemia. Para tentar aumentar as suas receitas, a Netflix decidiu agir. Na minha opinião, não é este novo sistema que vai conseguir impedir a partilha de contas, pois quem está disposto a partilhar a palavra passe também irá partilhar o código de validação de conta. Se de facto a Netflix quiser impedir esta prática, o sistema adotado terá de possuir outras características.
Olá Maria!
ResponderEliminarConcordo contigo quando dizes que este sistema ainda tem algumas lacunas no que toca à capacidade de impedir por completo a partilha das palavras-pass, e aliás, a própria empresa reconhece que será difícil com este sistema controlar essa questão. Talvez com esta estratégia consigam ter mais sucesso na tentativa de evitar que hackers acedam às contas e não tanto em relação às partilhas propriamente ditas entre amigos ou familiares.
Ainda assim, acredito que ainda venham a ser feitas alterações ao sistema no sentido de evitar que hajam tantas partilhas entre conhecidos como há atualmente, pelo menos.
E concordo novamente quando referes que o interesse por detrás da criação deste sistema foi mais individual do que pelos consumidores, embora justifiquem esta ação como forma de impedir contas hackeadas, obviamente o interesse terá sido sem dúvida para garantir o aumento das suas receitas, sobretudo tendo em conta que o número de utilizadores destas plataformas tem crescido exponencialmente, e até já se vai falando na possibilidade de acabarem as televisões e ficarem as plataformas de streaming, eles terão de ter manobras para conseguir de alguma forma garantir que os lucros que recebem fazem jus ao número de utilizadores que têm.