sexta-feira, 12 de março de 2021

O impacto das redes sociais nas empresas, o fenómeno do zapping

O impacto que as redes sociais têm nas nossas vidas afetaram significativamente a forma como as empresas e a internet se relacionam. O fenómeno do zapping  - ato de mudar rápida e repetidamente de canal de televisão, de site, de frequência de rádio, entre outros - é um desafio para as marcas porque, as redes sociais dão-nos uma ânsia de tudo ver e tudo saber, ao mesmo tempo. Sendo que, não há critérios, nem hierarquias e ausência de programação. Contudo, “O Homo Zappiens é aquele que, querendo ver tudo para tudo saber, acaba por nada saber, anulado pela velocidade que cega, numa máquina de aceleração” (Santos, 2019: 16).

Sendo que o marketing é uma das áreas mais afetadas pelo impacto das redes sociais nas empresas e existem várias discussões sobre o papel da internet enquanto ferramenta de marketing no futuro e se este será/é um completo dos media tradicionais ou se terá/ tem capacidade de para substituir por completo e alterar dramaticamente as estratégias de marketing e a gestão da marca. Segundo a tese de Sara Rodrigues, esta é uma questão que ainda se encontra num ponto em que não é possível assumir o impacto que esta ferramenta (redes sociais) poderá vir a ter na evolução do marketing. Portanto, de acordo com a mesma autora, ainda não podemos afirmar que “estamos perante uma mudança de paradigma”. Contudo, acrescenta que, é necessário antecipar o impacto crescente das marcas nas redes sociais e com isso a tentativa de acompanharem a tendência que se observa nos consumidores.

Por fim, como forma de reflexão, deixo-vos com duas questões: Será mesmo que as redes sociais irão substituir, completamente, os meios tradicionais de comunicação? E, será que podemos afirmar, neste ponto de situação, uma mudança de paradigma no marketing?

Para aceder à bibliografia, clicar aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário