O impacto que as redes sociais têm nas nossas vidas afetaram significativamente a forma como as empresas e a internet se relacionam. O fenómeno do zapping - ato de mudar rápida e repetidamente de canal de televisão, de site, de frequência de rádio, entre outros - é um desafio para as marcas porque, as redes sociais dão-nos uma ânsia de tudo ver e tudo saber, ao mesmo tempo. Sendo que, não há critérios, nem hierarquias e ausência de programação. Contudo, “O Homo Zappiens é aquele que, querendo ver tudo para tudo saber, acaba por nada saber, anulado pela velocidade que cega, numa máquina de aceleração” (Santos, 2019: 16).
Sendo que o marketing é uma das áreas mais afetadas pelo impacto das redes sociais nas empresas e existem várias discussões sobre o papel da internet enquanto ferramenta de marketing no futuro e se este será/é um completo dos media tradicionais ou se terá/ tem capacidade de para substituir por completo e alterar dramaticamente as estratégias de marketing e a gestão da marca. Segundo a tese de Sara Rodrigues, esta é uma questão que ainda se encontra num ponto em que não é possível assumir o impacto que esta ferramenta (redes sociais) poderá vir a ter na evolução do marketing. Portanto, de acordo com a mesma autora, ainda não podemos afirmar que “estamos perante uma mudança de paradigma”. Contudo, acrescenta que, é necessário antecipar o impacto crescente das marcas nas redes sociais e com isso a tentativa de acompanharem a tendência que se observa nos consumidores.
Por fim, como forma de reflexão, deixo-vos com duas questões: Será mesmo que as redes sociais irão substituir, completamente, os meios tradicionais de comunicação? E, será que podemos afirmar, neste ponto de situação, uma mudança de paradigma no marketing?
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