O stand digital "Pisca Pisca" foi lançado no dia 2 de março de 2020, que, curiosamente, foi o dia em que se anunciou o primeiro caso de Covid-19 em Portugal.
O negócio consiste na compra e venda online de carros usados e, apesar da pandemia, o stand foi um sucesso. Paulo Figueiredo, diretor do “Pisca Pisca”, afirmou que, em apenas 11 meses, “o PiscaPisca.pt igualou o líder de mercado da última década no número de carros disponíveis na plataforma, com mais de 42 mil veículos”. O diretor do projeto digital sublinhou, ainda, que a Covid-19 “veio reforçar a aceleração desta necessidade e a relevância deste projeto”.
Contudo, note-se que apesar do core digital do stand, este
foi programado para uma realidade “normal”, sem as restrições da Covid-19. Desta
forma, foi necessária uma grande capacidade de adaptação. Tal como mencionou
Paulo Figueiredo, “o impacto que todas as organizações sentiram nas diferentes
vagas de pandemia e confinamento obrigou a respostas distintas e adequadas a
cada momento, de rápida implementação e de rápida divulgação”.
Em 2020, assistiu-se a um crescimento da procura de carros
usados, visto que a circulação em transportes públicos durante a pandemia, causou
algum medo e receio por parte das pessoas. Segundo o responsável pelo stand
digital, os condutores optaram por “veículos citadinos, de baixo consumo, assim
como familiares e SUV”. Paulo Figueiredo destacou, ainda, o crescimento exponencial
na procura de “veículos híbridos, plug-in e elétricos”.
O diretor também assevera que o “Pisca Pisca” é seguro e
confiável, destacando que “todos os carros existentes na plataforma são
carregados pela matrícula ou VIN, garantindo a veracidade de todos os elementos
técnicos do veículo e fotografias”.
Penso que este exemplo comprova que, realmente, no atual
contexto de pandemia, temos evoluído em meses aquilo que, em circunstâncias
normais, demoraríamos anos. As empresas tiveram de reestruturar-se, porque a
Covid-19 alterou o comportamento do consumidor, e o processo de compra e venda
sofreu uma alteração radical. Desta forma, a aposta no digital de forma
sustentável e interligada com o físico e o reforço em canais de comunicação, são
algumas das tendências que irão marcar o nosso futuro.
E vocês, concordam comigo? Já conheciam este stand digital?
Olá, Adriana!
ResponderEliminarSem dúvida, parece-me que é um caso em que não só o contexto acabou por beneficiar como a empresa soube aproveitar isso a seu favor. Se já faziam bem em ter uma forte aposta no digital desde início, a “forçada” adaptação e aceleração devido à pandemia terá sido fundamental e será com certeza uma mais-valia num futuro cada vez mais digital.
Respondendo à segunda questão, já conhecia e creio que qualquer pessoa que veja televisão também. Isto porque o primeiro anúncio tornou-se muito popular. Para quem nunca viu, o vídeo tem como protagonista a cantora Ruth Marlene e apresenta-nos uma versão da famosa música “Pisca Pisca”, com a letra adaptada à oferta do stand. Gostando ou não da música, penso que ninguém fica indiferente (um pouco como quando surgiu a famosa música do Pingo Doce) e, neste caso, para além de ficar na memória de quem viu, acaba por chamar a atenção para uma marca nova, ficando mais pessoas a conhecê-la, tal como pretendido. As mais de 1 milhão de visualizações no Youtube mostram-nos que realmente a comunicação é fundamental para o lançamento de uma nova marca.
Anúncio Pisca Pisca: https://www.youtube.com/watch?v=R_UHhlYgou0
Olá Rodrigo!
EliminarMuito obrigada pelo teu comentário e pela partilha do anúncio do Pisca Pisca! De facto, penso que toda a gente já deve ter visto na televisão. Sem dúvida que, gostando ou não, a música fica no ouvido!
Penso que o anúncio deles contribuiu bastante para o sucesso do negócio, o que mostra que adotaram uma boa estratégia de Marketing. Acredito que um dos grandes objetivos do Marketing é ligar as pessoas às marcas. Hoje em dia, o consumidor não quer saber apenas de marcas, mas sim de rostos, vozes e sentimentos. Criar uma relação com o cliente e conquistar a sua confiança é fundamental, e nada melhor do que os canais de comunicação para o fazer.