quarta-feira, 3 de março de 2021

Snapchat paga aos seus utilizadores

Numa altura em que existe tantas opções de redes sociais fica difícil para as próprias redes se conseguirem diferenciar e ser relevantes para o seu público. O Snapchat, de forma a incentivar a sua utilização e se destacar das restantes redes criou uma ferramenta "Spotlight", onde os criadores de conteúdos são desafiados a partilhar publicações virais e onde existem prémios diários de até um milhão de dólares. Esta ferramenta surge com 2 objetivos, concorrer com o TikTok, app que considera concorrente e criar buzz à volta do Snapchat.

Neste caso os utilizadores publicam os seus snaps diretamente no "Spotlight" de forma anónima. Com esta regra, o Snapchat pretende colocar todos os criadores de conteúdo em pé de igualdade, não privilegiando quem já é relevante na rede. Depois, o snap que atingir cerca de 100 mil visualizações num dia, é o premiado e o que recebe o prémio monetário. Esta prática de remuneração aos utilizadores já é encontrada noutras redes como a Twitch e o Youtube, mas requer em primeiro lugar um nível de fama, como, por exemplo, um certo número de seguidores, algo que não acontece no "Spotlight".

Os vídeos serão previamente avaliados por uma equipa antes de chegarem ao feed do Spotlight, de forma a garantir que estes cumprem as políticas da empresa. Para participarem, os utilizadores têm de ter no mínimo 16 anos, garantir que são conteúdos próprios e não serem vídeos patrocinados, não estarem sob o efeito de drogas e álcool, entre outras regras.

Qual a vossa opinião sobre estas cooperações entre empresas e utilizadores? Penso que é um movimento que tem vindo a ganhar peso e que faz sentido pois faz com os utilizadores se sintam importantes e assim tenham uma melhor relação com a empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário