quarta-feira, 3 de março de 2021

Rede Habib's vai "Passar os Pontos"

A marca brasileira Habib's, especializada em culinária árabe e de posição muito consolidada no mercado pela relação de qualidade e custo, possui 320 restaurantes, vende mais de 600 milhões de esfirras por ano e emprega aproximadamente 22 mil pessoas. A empresa foi fundada em São Paulo, no ano de 1988, pelo empresário luso-brasileiro, nascido em Portugal, Antonio Alberto Saraiva, portanto há mais de 30 anos em operação em mais de 100 municípios brasileiros.

Para a surpresa de todos, no último dia 22 de fevereiro todas as lojas amanheceram com a faixa "Passo o Ponto", que gerou uma grande confusão nas redes sociais, pois seus clientes questionavam se as lojas iriam fechar.


Passados 2 dias da divulgação, veio o alívio de seus consumidores. As faixas foram substituídas por novas e tudo tratava-se de uma estratégia de marketing (de guerrilha) para anunciar seu novo clube de fidelidade, chamado Habibers. Apesar da iniciativa ser considerada ousada para os padrões de marketing brasileiro, tudo faz parte de um processo de digitalização da empresa, através do uso de um App para acumulo de pontos, além da opção de cashback de até 15% nas compras.

"Cada R$ 1 gasto será convertido em 1 ponto, que poderá ser trocado por itens do cardápio. Ao acumular 40 pontos, por exemplo, o consumidor poderá trocá-lo por duas bib'sfihas de queijo ou carne. Para quem prefere doce, ao juntar 50 pontos será possível adquirir uma bib'sfiha de chocolate. As possibilidades de troca são diversas e incluem itens mais caros, como o beirute tradicional, fixado em 160 pontos".

Na realidade a ação tem um objetivo muito maior que apenas o lançamento de um programa de fidelidade, pois trata-se de um rebranding da nova identidade da rede, que também inclui reformulação de elementos visuais, paleta de cores e até mesmo uma repaginação do famoso gênio, garoto-propaganda do Habib's. A partir de agora a empresa coloca o cliente no centro da estratégia, conferindo a eles o título de embaixadores da marca: os Habibers.

"Nosso objetivo é transformar os consumidores em influencers da marca, ou melhor, em Habibers, clientes que compartilham com a gente os mesmos valores e gostam de mesa farta por um preço justo. E como todo influencer, os Habibers ganharão cachê, que nesse caso são os pontos no super App".  (Bruna Saraiva, Diretora de Estratégia do Habib's)


Apesar da ousadia e de todo o investimento para o desenvolvimento de plataformas digitais e de reposicionamento da marca, é fato que a utilização das faixas "Passo o Ponto" causou o impacto que esperavam, com baixo custo e alta criatividade.

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3

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