quarta-feira, 3 de março de 2021

Afinal, quem são os Millennials?

Os Millennials (Geração Y) (1980 / 1996) são nativos digitais, multiculturais, tolerantes e filhos da globalização. Preferem os produtos personalizados. Apelidados de “preguiçosos” por viverem até mais tarde na casa dos pais, são bastante mais racionais a consumir, e corresponsáveis, menos fiéis às marcas, dando sempre preferência à experiência, não à posse.

Por outro lado, a geração Y cresceu com a “oitava maravilha” do mundo moderno: a internet. Eles são os primeiros nativos digitais e já não faz sentido não ter a internet sempre por perto. Os amigos, os contactos profissionais, as notícias, a música, os filmes, os vídeos… Tudo está disponível à distância de um clique. De salientar ainda, a forma como compram, que cada vez é mais digital. Contudo, “o seu consumo é mais racional, fazem contas, falam com os amigos (poder do WOM), comparam os preços, estão em pesquisa constante de informação. E querem menos compromisso e menor fidelização, o contrário daquilo em que o marketing tem vindo a apostar”.

O fenómeno da economia da partilha é outra questão que caracteriza esta geração, promovendo a adaptação dos setores mais tradicionais da economia (veja-se o exemplo dos Taxis Tradicionais vs Uber).

Segundo um estudo da Eurostat, 72% dos jovens portugueses entre os 20 e os 29 anos ainda vive com os pais. Os baixos ordenados, a precariedade laboral e a maior qualificação dos jovens (com os estudos a prolongarem-se até mais tarde) serão os principais responsáveis. Mas também o facto de esta geração deixar o casamento e os filhos para mais tarde.

Em termos laborais, os Millennials exigem desafios permanentes e a monotonia não deve fazer parte da vida laboral dos mesmos, colocando dificuldades de retenção às empresas.

Deixo-vos aqui uma música com um toque humorístico acerca da Geração Y:


Poderão os Millennials mudar o mundo? Serão eles realmente uma geração disruptiva de consumidores e trabalhadores?

Millennials e Geração Z da turma, partilhem a vossa opinião.

Fonte 1
Fonte 2

2 comentários:

  1. Adorei o teu post, em especial o toque humorista! Em termos de ecommerce, sem dúvida que promovem uma alteração, pelo estilo de compra, pela poder de informação que procuram antes de adquirir. A geração Z, com a mesma idade não procura tanta informação, não era tão exigente, e talvez até adquiri-se mais e partilha-se menos. Concordo, que esta geração é disruptiva na forma de trabalhar em rede, em grupo (ex: a nossa turma), partilham. discordo do post, quanto à preguiça, não concordo trabalham muito, trabalham diferente e equilibram bem o esforço versus o retorno do envolvimento.

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  2. Muito obrigada pelo teu comentário Helena! Sem dúvida, os Millennials são de facto uma geração excelente a trabalhar em grupo, não tendo problemas em expor as suas dúvidas/preocupações, para que em conjunto possamos chegar à melhor solução. Sim concordo, como Millennial procuro sempre equilibrar o esforço/retorno do envolvimento!

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