Por outro lado, a geração Y cresceu com a “oitava maravilha” do mundo moderno: a internet. Eles são os primeiros nativos digitais e já não faz sentido não ter a internet sempre por perto. Os amigos, os contactos profissionais, as notícias, a música, os filmes, os vídeos… Tudo está disponível à distância de um clique. De salientar ainda, a forma como compram, que cada vez é mais digital. Contudo, “o seu consumo é mais racional, fazem contas, falam com os amigos (poder do WOM), comparam os preços, estão em pesquisa constante de informação. E querem menos compromisso e menor fidelização, o contrário daquilo em que o marketing tem vindo a apostar”.
O fenómeno da economia da partilha é outra questão que caracteriza esta geração, promovendo a adaptação dos setores mais tradicionais da economia (veja-se o exemplo dos Taxis Tradicionais vs Uber).
Segundo um estudo da Eurostat, 72% dos jovens portugueses entre os 20 e os 29 anos ainda vive com os pais. Os baixos ordenados, a precariedade laboral e a maior qualificação dos jovens (com os estudos a prolongarem-se até mais tarde) serão os principais responsáveis. Mas também o facto de esta geração deixar o casamento e os filhos para mais tarde.
Em termos laborais, os Millennials exigem desafios permanentes e a monotonia não deve fazer parte da vida laboral dos mesmos, colocando dificuldades de retenção às empresas.
Deixo-vos aqui uma música com um toque humorístico acerca da Geração Y:
Millennials e Geração Z da turma, partilhem a vossa opinião.
Fonte 1
Fonte 2
Adorei o teu post, em especial o toque humorista! Em termos de ecommerce, sem dúvida que promovem uma alteração, pelo estilo de compra, pela poder de informação que procuram antes de adquirir. A geração Z, com a mesma idade não procura tanta informação, não era tão exigente, e talvez até adquiri-se mais e partilha-se menos. Concordo, que esta geração é disruptiva na forma de trabalhar em rede, em grupo (ex: a nossa turma), partilham. discordo do post, quanto à preguiça, não concordo trabalham muito, trabalham diferente e equilibram bem o esforço versus o retorno do envolvimento.
ResponderEliminarMuito obrigada pelo teu comentário Helena! Sem dúvida, os Millennials são de facto uma geração excelente a trabalhar em grupo, não tendo problemas em expor as suas dúvidas/preocupações, para que em conjunto possamos chegar à melhor solução. Sim concordo, como Millennial procuro sempre equilibrar o esforço/retorno do envolvimento!
ResponderEliminar