terça-feira, 2 de março de 2021

Startup portuguesa cria robot para combater Covid-19

O mais recente produto da Follow Inspiration, UV Robot, usa a tecnologia de ponta desenvolvida e é direcionada à área da desinfeção. Caracteriza-se como uma arma eficaz no combate ao COVID 19, que atua na desinfeção de interiores, conveniente e sobretudo eficaz, especializado para atuar em hospitais, clínicas, escritórios, shoppings e outros. É autónomo e é particularmente eficaz na eliminação de bactérias e vírus. 

Apesar da pandemia ter afetado muitas áreas da nossa economia, este projeto veio mostrar que até em tempos atípicos é possível inovar e aplicar a IA em prol da segurança, neste caso associada à higienização. O robot já foi testado com sucesso no Hospital de Santo António, podendo expandir-se a outros mercados. 

De acordo com a Follow Inspiration, que está sediada no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos, «o UV Robot faz cobertura de desinfeção de 360º, movimenta-se autonomamente em rotas pré-definidas, podendo circular entre pessoas ou, no caso de ativar a luz UV-C, isoladamente». O robot conta com vários sensores que lhe permitem detetar e contornar obstáculos – e travar rapidamente, se necessário – e integra um software central que possibilita a manutenção remota, bem como a comunicação em tempo real para alteração de rotas ou mapas. Tem ainda uma autonomia entre quatro e seis horas, com possibilidade de troca rápida de bateria. 

Atualmente é possível constatar uma oferta no mercado cada vez mais diversificada, desde os simples robots que aspiram as nossas casas, até aos que auxiliam em operações cirúrgicas. Os avanços contínuos na robótica, inteligência artificial e "machine learning" estão a inaugurar uma nova era de automação, à medida que as máquinas se equiparam ou superam o desempenho humano numa série de atividades laborais. No caso do UV, consegue ser 300 vezes mais rápido do que uma limpeza convencional. 

Deixo-vos aqui um pequeno vídeo para entenderem melhor como funciona este aparelho:



E vocês, o que pensam sobre isto? Poderão os robots levar a um desemprego em massa? Ou o desafio estará na cooperação eficiente entre o homem e a máquina? 


Fonte 3 

Sem comentários:

Enviar um comentário