A utilização de robôs e drones na realização de diversas atividades tem vindo a tornar-se mais frequente a nível global. Atualmente, os drones e os robôs conseguem substituir o ser humano, por exemplo, na realização de encomendas, atendimento ao cliente, realização de operações cirúrgicas, entre outros.
De modo a acompanhar esta tendência, a maior rede de entregas de pizza do mundo, a Domino’s, criou uma parceria com a Nuro, uma empresa líder na conceção de veículos de condução automática. O objetivo é testar um novo método de entrega, que dispensa o contacto humano entre o cliente e quem realiza a entrega.
A Domino’s apresenta então o DOM, um veículo de quatro rodas com compartimentos construídos para manter a encomenda dos clientes quente e as bebidas frias, enquanto realiza o caminho desde a loja até à morada do cliente. Este é capaz de navegar desde o ponto de partida até ao destino, selecionando o melhor caminho a percorrer e evitando os obstáculos que possam surgir, com a ajuda de sensores incorporados no veículo.
Esta experiência começou no início desta semana, estando apenas a ser implementada numa avenida específica em Houston (3209 Houston Ave.). Os clientes que habitam neste local poderão optar por ter a sua encomenda entregue pelo robô DOM, desde que efetuem o pré pagamento no site da Domino’s. Ao optarem por este meio, os clientes vão recebendo mensagens com atualizações relativamente à localização do DOM, bem como o código que terá de ser introduzido no ecrã táctil do robô para que a porta deste abra e seja possível retirar a encomenda do seu interior.
É de salientar que esta não é a primeira experiência de entregas autónomas que a Domino’s realiza. Em 2013, a Domino's testou a entrega de pizzas via drone, no Reino Unido, e quatros anos mais tarde utilizou um híbrido Ford Fusion de condução autónoma para entregar pizzas a clientes em Michigan.
Acredito que este meio de distribuição seja o futuro, mas será que é um futuro ainda distante ou estamos cada vez mais perto desta realidade? Gostavam que as vossas encomendas fossem entregues por robôs ou consideram o contacto humano indispensável?
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Isto é mesmo muito interessante, eu particularmente não teria nenhum problema em ser atendido por um robô, apesar de que, neste caso específico, essa é uma atividade perfeitamente desempenhada por um ser humano. Essa publicação me fez lembrar outros experimentos realizados com robôs e drones. Na China, no auge da pandemia em 2020, por exemplo, alguns hotéis estavam utilizando robôs chamados Little Peanut para a entrega de alimentos a seus hóspedes que estavam em isolamento com suspeita de covid, para reduzir o contato humano e a propagação da doença. Outro caso interessante é a utilização de drones para a entrega de medicamentos em regiões remotas e de difícil acesso na África, considerada inclusive a maior operação de entrega por drone do planeta. Os equipamentos da Take Zipline, não são autônomos como ocorre com o DOM, mas em compensação possuem uma autonomia de 160 quilômetros, alcançam até 110km/h e transportam vacinas e medicamentos a 2.000 estabelecimentos de saúde, beneficiando populações carentes. A minha torcida é que toda evolução tecnológica traga benefícios reais à humanidade e que possamos em breve praticar o conceito de Sociedade 5.0, parabéns Maria Sofia!
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