- Implementação de sistemas de realidade aumentada, permitindo ao consumidor um olhar mais detalhado sobre o produto, de forma a facilitar a decisão de compra. Este ponto tem particular relevância na indústria da moda e da decoração;
- Aumento do uso de sistemas de procura por voz, para facilitar o processo de compra e ser mais fácil e rápido encontrar o produto pretendido. Estes mesmos assistentes de voz, dão sugestões ao utilizador de acordo com as preferências do mesmo, identificadas em compras prévias;
- Aumento do uso de inteligência artificial para obter informação sobre os consumidores: dados sobre a forma como compram, como fazem as transações e o que procuram;
- Personalização da experiência de compra com reviews e apoio ao cliente ao cliente personalizado “chatbots”, conseguido através da recolha de dados efetuada pela inteligência artificial;
- Desenvolvimento de aplicações para realizar as compras nos dispositivos movéis (onde são realizadas cerca de 73% das compras online);
- Maior variedade de opções de pagamento;
- Maior disponibilização de vídeos para conectar e educar os consumidores sobre o produto ou serviço;
- Maior destaque para a sustentabilidade, em consequência da maior consciência ambiental existente, atraindo este tipo de consumidores.
Fonte 1
Face a esta publicação acrescentaria apenas que, face a maiores variedade de opções de pagamento, teremos o caso da criptomoedas. Há grandes empresas a fazer elevados investimentos neste tipo de ativos e, por exemplo, atualmente, já é possível comprar um Tesla com Bitcoin.
ResponderEliminarBoa sugestão, Simão! De facto, ao aceitar esta forma de pagamento, a Tesla irá aumentar a credibilidade das criptomoedas, simultaneamente atingindo um novo tipo de consumidores.
EliminarFree, fast & flexible deliveries
ResponderEliminarTodos os compradores online exigem cada vez maior rapidez, controlo e previsibilidade das entregas e melhores alternativas face aos locais de entrega. Para além disso penso que em breve chegaremos a situações de “free delivery” ou custos muito baixos em compras para ter portes gratuitos.
Obrigada pelo teu comentário Ariana! Falo por mim, a opção "free delivery" é sempre muito atrativa e faz-me sempre considerar se compro (ou não) online. Outro ponto importante, como referes, é a previsibilidade de entrega. Deste modo evitamos aquelas situações "chatas" de não estarmos em casa para rececionar a encomenda e a mesma andar "para a frente e para trás" ;)
Eliminar