terça-feira, 13 de abril de 2021

Tendências do e-commerce para 2021


No contexto de pandemia, vimos o e-commerce aumentar de uma forma exponencial, obrigando a uma adaptação por parte das empresas. Sem dúvida que as empresas que já disponibilizavam a compra online, estiveram melhor preparadas para enfrentar esta nova realidade, visto que já tinham um know how prévio. Contudo o e-commerce veio para ficar e em 2021 irão surgir novas tendências de forma a potenciar este canal de compra, entre elas:
  • Implementação de sistemas de realidade aumentada, permitindo ao consumidor um olhar mais detalhado sobre o produto, de forma a facilitar a decisão de compra. Este ponto tem particular relevância na indústria da moda e da decoração;
  • Aumento do uso de sistemas de procura por voz, para facilitar o processo de compra e ser mais fácil e rápido encontrar o produto pretendido. Estes mesmos assistentes de voz, dão sugestões ao utilizador de acordo com as preferências do mesmo, identificadas em compras prévias;
  • Aumento do uso de inteligência artificial para obter informação sobre os consumidores: dados sobre a forma como compram, como fazem as transações e o que procuram;
  • Personalização da experiência de compra com reviews e apoio ao cliente ao cliente personalizado “chatbots”, conseguido através da recolha de dados efetuada pela inteligência artificial;
  • Desenvolvimento de aplicações para realizar as compras nos dispositivos movéis (onde são realizadas cerca de 73% das compras online);
  • Maior variedade de opções de pagamento;
  • Maior disponibilização de vídeos para conectar e educar os consumidores sobre o produto ou serviço;
  • Maior destaque para a sustentabilidade, em consequência da maior consciência ambiental existente, atraindo este tipo de consumidores.
E vocês, acrescentariam alguma tendência no campo do e-commerce? Enquanto consumidores, optam por esta forma de compra? Contem-me as vossas preferências.

Fonte 1

4 comentários:

  1. Face a esta publicação acrescentaria apenas que, face a maiores variedade de opções de pagamento, teremos o caso da criptomoedas. Há grandes empresas a fazer elevados investimentos neste tipo de ativos e, por exemplo, atualmente, já é possível comprar um Tesla com Bitcoin.

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    1. Boa sugestão, Simão! De facto, ao aceitar esta forma de pagamento, a Tesla irá aumentar a credibilidade das criptomoedas, simultaneamente atingindo um novo tipo de consumidores.

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  2. Free, fast & flexible deliveries
    Todos os compradores online exigem cada vez maior rapidez, controlo e previsibilidade das entregas e melhores alternativas face aos locais de entrega. Para além disso penso que em breve chegaremos a situações de “free delivery” ou custos muito baixos em compras para ter portes gratuitos.

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    1. Obrigada pelo teu comentário Ariana! Falo por mim, a opção "free delivery" é sempre muito atrativa e faz-me sempre considerar se compro (ou não) online. Outro ponto importante, como referes, é a previsibilidade de entrega. Deste modo evitamos aquelas situações "chatas" de não estarmos em casa para rececionar a encomenda e a mesma andar "para a frente e para trás" ;)

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