Continente Labs: Sem filas, sem caixas (no, seriously) - é só pegar e sair!
Não há filas, registo de produtos ou caixas e o pagamento é automático. De forma muito semelhante à Amazon Go, na loja Continente Labs, a única do género lançada por uma marca europeia, só é preciso um smartphone. A primeira loja Continente Labs foi inaugurada hoje no centro de Lisboa, tem 150 metros quadrados, e está equipada com 230 câmaras e 400 sensores que associam os produtos recolhidos (e devolvidos) das prateleiras por cada cliente, criando carrinhos de compras virtuais.
Para entrar, é necessário descarregar a app Continente Labs (disponível gratuitamente para Android e iOS) e ser utilizador da app Cartão Continente com Continente Pay e fatura eletrónica ativos. Depois, à entrada da loja basta utilizar o smartphone e o código QR gerado pela aplicação no leitor do torniquete de entrada. A partir daí, é só ir recolhendo das prateleiras os produtos desejados, colocá-los em sacos, nos bolsos ou nas mãos e sair. O smartphone encarrega-se do pagamento e a fatura fica disponível posteriormente na app.
“Esta loja é um laboratório. Queremos aprender o que funciona e o que tem de melhorar antes de a tecnologia estar pronta para fazer parte de outras lojas”, adianta Frederico Santos, diretor de inovação e transformação digital do Continente. E acrescenta, "ainda antes da situação provocada pela Covid-19, os clientes já começavam a privilegiar soluções mais simples de checkout (sem operador)". Durante os primeiros meses, vão existir vários trabalhadores à entrada da loja para ajudar os clientes numa primeira visita e recolher opiniões sobre a experiência. “Muitas pessoas mais velhas, não estão tão à vontade com a tecnologia, mas já usam um smartphone para falar com os netos. Se as ajudarmos com os passos iniciais, são quem mais vai sentir a inovação.”
Frederico Santos reconhece, no entanto, algumas limitações. Por exemplo, não é possível comprar fruta à unidade ou ao peso porque as câmaras nem sempre conseguem perceber a quantidade que é retirada. Outra das preocupações em torno deste tipo de tecnologia é a privacidade dos clientes: "sabemos que uma pessoa com o cartão de crédito x, e o NIF x, entrou na loja a determinada hora e saiu com determinados artigos. Temos de ter isso para emitir faturas e fazer contas como uma loja normal”. Segundo o responsável, a tecnologia "machine vision" apenas acompanha a posição do cliente na loja, sem qualquer reconhecimento facial.
Depois da americana Amazon e da chinesa Alibaba, é a vez de Portugal aderir a esta inovadora tecnologia! Não só os pure-playretailers se aproximam do mundo físico, como os retalhistas tradicionais se tornam mais digitais...e isto é omnichannel!
Esta era a publicação que esperava fazer este fim de semana, contudo a professora antecipou-se. É de facto interessante ver as mudanças que estão a acontecer ao nível tecnológico naquilo que dávamos como quase indispensável: “um operador de caixa”. Mais do que não ter um operador de caixa é toda a automação sem contactos e perdas de tempo no processo de compra. Finalmente importa ainda destacar que que Portugal (através da SONAE) se encontra nos primeiros lugares da Europa neste tipo de inovação, não querendo ficar atrás das já mencionadas Amazon e Alibaba. Destaca-se, não só o facto de ser o primeiro supermercado sem caixas na Europa, mas também o facto de trabalhar com uma startup Portuguesa, a Sensei.
Em Portugal, o Continente tem estado sempre na linha da inovação, tentando replicar estratégias e inovações feitas por grandes empresas como a Amazon, a Walmart ou a Alibaba. Uma dessas inovações é, por exemplo, o Continente Pay em que basta associar o cartão bancário ao cartão continente e depois, no ato de pagamento, basta ativar a app e dizer que queremos pagar com continente pay e não há qualquer contato.
A mais recente inovação foi de facto o Continente Labs! Esta experiência de consumo que parecia tão distante, tão algo do futuro, mas que, afinal, já se encontra disponível em Portugal. Na inauguração da loja até colocaram um carro similar ao do filme: “Regresso ao Futuro”: https://www.linkedin.com/company/sonae-mc/posts/?feedView=all
Agora temos que esperar pela replicação deste tipo de lojas para o resto do país!
Esta era a publicação que esperava fazer este fim de semana, contudo a professora antecipou-se. É de facto interessante ver as mudanças que estão a acontecer ao nível tecnológico naquilo que dávamos como quase indispensável: “um operador de caixa”. Mais do que não ter um operador de caixa é toda a automação sem contactos e perdas de tempo no processo de compra. Finalmente importa ainda destacar que que Portugal (através da SONAE) se encontra nos primeiros lugares da Europa neste tipo de inovação, não querendo ficar atrás das já mencionadas Amazon e Alibaba. Destaca-se, não só o facto de ser o primeiro supermercado sem caixas na Europa, mas também o facto de trabalhar com uma startup Portuguesa, a Sensei.
ResponderEliminarSimão, como finalista do FEP Masters Challenge, muitos parabéns!
EliminarMuito obrigado, professora! :)
EliminarEm Portugal, o Continente tem estado sempre na linha da inovação, tentando replicar estratégias e inovações feitas por grandes empresas como a Amazon, a Walmart ou a Alibaba. Uma dessas inovações é, por exemplo, o Continente Pay em que basta associar o cartão bancário ao cartão continente e depois, no ato de pagamento, basta ativar a app e dizer que queremos pagar com continente pay e não há qualquer contato.
ResponderEliminarA mais recente inovação foi de facto o Continente Labs! Esta experiência de consumo que parecia tão distante, tão algo do futuro, mas que, afinal, já se encontra disponível em Portugal. Na inauguração da loja até colocaram um carro similar ao do filme: “Regresso ao Futuro”: https://www.linkedin.com/company/sonae-mc/posts/?feedView=all
Agora temos que esperar pela replicação deste tipo de lojas para o resto do país!