O neuromarketing é uma ciência recente cujo objetivo é perceber o comportamento do consumidor e prever os seus gostos, desejos e impulsos, de forma a conseguir transmitir uma mensagem que gere impacto nas suas escolhas. Esta junção do marketing com a psicologia, que tem vindo a ser utilizada cada vez mais nos últimos anos, analisa como o cérebro responde aos estímulos de marketing que recebe, de forma a ajudar as empresas a influenciar os clientes de forma mais eficiente, muitas das vezes a partir de mensagens subliminares pouco percetíveis.
Mas porque é que esta nova ciência pode vir a tornar-se extremamente importante no futuro?
Um estudo feito por Gerald Zaltman, professor da universidade de Harvard, diz que 95% das decisões de compra do consumidor são feitas no subconsciente. Por causa disso, a melhor forma de vender um produto a um consumidor é focando no seu comportamento subconsciente. Muitas empresas gastam muito dinheiro em campanhas de marketing que não funcionam no final. Através do uso de neuromarketing é possível chegar a uma estratégia de marketing que impactará o consumidor e melhorará a sua experiência, sendo que o risco dessa estratégia falhar é significativamente reduzido.
Um exemplo do uso do subconsciente do consumidor no marketing digital é o que foi feito nos anúncios da Google. Foi realizado um estudo para perceber se alterações nas cores dos links dos adds altera o número de clicks dos utilizadores. Foram testados 50 tons de azul nos links e conseguiram chegar a 1 tom que aumentou o número de clicks, e fez com que a empresa aumentasse as receitas anuais em 200 milhões de dólares.
Um outro exemplo relacionado com isto foi um estudo realizado pela Amazon, que refere que um decréscimo de velocidade no seu website de 0,1 segundos custa à empresa 1% das vendas. Este decréscimo não é percetível conscientemente pelo consumidor, sendo que, neste caso, o subconsciente afeta a nossa decisão de compra. Ao aumentar a velocidade do seu website em 0,1 segundos, a empresa consegue ganhar o equivalente a 1% de vendas, que são 1,7 biliões de dólares.
Para finalizar este post, aconselho-vos a assistirem a estes 2 vídeos. O primeiro explica melhor como funciona a neurociência e a sua relação com o marketing. O segundo é sobre o uso desta ciência em várias áreas e alguns exemplos práticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário