segunda-feira, 24 de maio de 2021

Instagram lança ferramenta de content marketing

O Instagram criou uma feramente que permite o acesso a "conteúdos de comunidade", ou seja, as marcas vão passar a conseguir adicionar nas suas páginas conteúdos partilhados pelos seus clientes, influenciadores ou não, de forma mais automatizada. Esta atualização surge de um conjunto de medidas tomadas pelo Instagram que procuram facilitar o ecommerce dentro da rede social, por isso só é aplicável a marcas que tenham o seu perfil como "loja".
Esta nova funcionalidade vai permitir que os consumidores vejam mais fotos dos produtos, e não só as partilhadas pela marca que muitas vezes acabam por não ter muita representatividade e ser bastante editadas. Esta opção vai funcionar da seguinte forma:
  1. Um cliente faz a partilha de uma foto/vídeo e identifica a marca em questão;
  2. A marca recebe uma notificação dessa identificação e solicita a utilização do conteúdo (o utilizador tem de permitir a utilização da sua imagem);
  3. Na aba "da comunidade", que fica visível a quem tiver esta atualização, aparecem as várias fotos associadas ao produto em questão.
  4. Para já trata-se de uma processo manual, não sei se no futuro vai acontecer de forma imediata.

Esta atualização penso que seja positiva tanto para o utilizador como para a marca, uma vez que do lado do utilizador, este consegue estabelecer uma ligação com a marca e tem um sentimento de "popularidade", algo que tem vindo a ganhar relevância; do lado da marca conseguem ter conteúdos mais representativos e sem custos, aumentando a sua notoriedade nas redes socias.

Na vossa opinião quem é que fica mais a ganhar, as marcas ou os utilizadores?

Saber mais: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/instagram-agregar-e-commerces/

2 comentários:

  1. Não sabia desta nova atualização, mas está bem pensado! Podemos considerar que o Instagram, para além de ser uma rede social, atualmente é considerada uma ferramenta de trabalho, tanto para empresas coletivas como individuais e a "culpa" é do próprio Instagram que está em constante evolução e adaptação à sociedade e permite fornecer às empresas as ferramentas necessárias para impulsionarem e auxiliarem no seu negócio.
    A evolução constante do instagram é espetacular porque está sempre a inovar. Tal como referes e com razão, é um win-win, sem dúvida! Mas a meu ver, quem ganhará mais, no final das contas, é o Instagram que chamará mais utilizadores para a rede, não só "pessoais", mas também de empresas/marca, porque quem não estiver no Instagram irá perceber que os seus concorrentes que lá estão têm uma ligação com os consumidores que é muito importante e sentir-se-ão obrigados a migrar para esta ferramenta de trabalho

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  2. Olá Catarina! Tal como a Elsa, também não tinha conhecimento desta nova funcionalidade. De momento, o Instagram já possibilita a visualização dos conteúdos cujos consumidores publicam quando identificam a marca. No entanto, penso que esta nova ferramenta será muito mais prática, pois estará associada a produtos específicos, pelo que percebi. Isto fará com um consumidor consiga encontrar uma fotografia partilhada por alguém, relativa a uma peça que deseja, de um modo muito mais rápido e eficaz, o que é sem dúvida vantajoso para o consumidor.
    Contudo, tal como referiste, o consumidor não é o único a beneficiar da ferramenta. A partilha de fotografias, de forma gratuita, por parte do consumidor leva a que as marcas consigam criar brand awareness sem qualquer custo. Esta tendência é cada vez mais recorrente, apresentando especial destaque no setor da moda. Atualmente, existem muitos consumidores que fazem vídeos sobre haul de moda, nos quais mostram os vários itens adquiridos e disponibilizam as suas referências, sem obterem qualquer pagamento por parte das marcas.
    Pesando os dois lados da balança, penso que as marcas são as principais beneficiárias desta ferramenta!

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