domingo, 23 de maio de 2021

Loja física da Google

Dando um salto do mundo digital para a realidade física, a Google comunicou aos seus consumidores que irá abrir a sua primeira loja física em Nova Iorque. Com abertura prevista para o verão que se aproxima, a empresa afirma “The new Google Store in Chelsea will be a space where customers can experience our hardware and services in a helpful way”. Os consumidores poderão navegar pela loja e comprar diversos produtos desenvolvidos pela empresa, tais como smartphones Pixel, Produtos Nest, Dispositivos Fitbit, entre outros. Para além disto, também será permitida a recolha de compras online pelos consumidores, assim como também reparar produtos que se encontre danificados. Adicionalmente, será disponibilizado apoio técnico por parte de especialistas presentes no ponto de venda.


           

            
Perante uma transição do mundo online para o offline, os comerciantes têm muito a ganhar com esta experiência da internet para dentro das lojas físicas. A realidade é que os consumidores apreciam tocar e experimentar os produtos, sendo o atendimento personalizado um ponto positivos do offline. Para o individuo comum, ir às compras é uma experiência de entretenimento e lazer, uma oportunidade de relaxar e uma partilha de experiências.

Grande parte dos consumidores valoriza mais o meio físico quando comparado com o virtual, pelo que faz sentido às marcas online trazerem aos seus clientes as vantagens e os benefícios do mundo real. De entre os imensos pontos positivos da presença física podemos referir: a existência de uma variedade editada, devoluções convenientes, comprar como se de uma experiência se tratasse, habilidade de testar e experimentar, apoio técnico, acesso instantâneo aos produtos, ajuda na reparação de produtos e gratificação instantânea em todos os sentidos.

Em suma, a esta convergência do online para o offline associamos a tendência do omnicanal que reflete uma experiência de vendas, combinando as vantagens da distribuição offline com o ambiente rico em informação das compras online, de forma integrada. Neste ambiente espera-se que o consumidor beneficie de uma experiencia de compras “blended”, qualquer que seja o canal escolhido. Para nós consumidores, as compras devem estar sempre à distância de um clique, de um toque ou de um ecrã tátil. A verdade é que qualquer local pode assumir-se como ponto de venda, sendo que os consumidores passarão a usar toda a tecnologia ao seu alcance para comprar o produto certo, ao preço certo, da maneira que mais gostam.

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2 comentários:

  1. Olá Catarina! Depois da Amazon apostar numa presença (também) física, agora é a vez da Google, que até agora apenas estava offline através de pop-up stores ou retalhistas parceiros...o fenómeno do showrooming está mesmo a acontecer...!

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  2. Olá Catarina! Esta aposta numa estratégia de diversificação dos canais de distribuição, por parte das empresas, é de facto vantajosa. Tal como disseste, o consumidor passa a usufruir de uma combinação das vantagens de canais de distribuição distintos, podendo optar pelo que mais se adequa às necessidades do momento.
    Para muitos consumidores, a presença apenas online continua a ser uma barreira, visto que o receio e incerteza face à compra os levam a recuar na decisão. Ao possibilitar que os consumidores vejam e experimentem os produtos de antemão, a Google beneficiará desta estratégia, pois o nível de incerteza irá diminuir. Para além disso, ao possibilitar a assistência técnica em loja, minimizará um dos maiores receios de quem compra algo online, o apoio ao cliente.

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