A resposta é que nem tudo pode ser digital, como, por exemplo, a área dos serviços onde em determinados contextos a interação/processo de aquisição têm que ser presenciais.
Afinal o que é o blended?
Mensagem: Se tradicionalmente era veiculada a um conjunto de consumidores, com a necessidade/interesse no produto/serviço oferecido. No digital a mensagem é direcionada para o público-alvo, pela interação que o mesmo tem com as marcas, onde a mesma é personalizada quer pelo produto comprado, como pelo valor pago por esse produto.
Público-alvo: Ao contrário do marketing tradicional, a possibilidade digital aumenta a possibilidade de taxa de conversão, pela mensagem direcionada e ajustada a um perfil “único”.
Interação e Velocidade: Com ferramentas digitais os consumidores tornaram-se participantes na construção das estratégias das marcas, porque é a partir de comentários positivos (ou negativos muitas vezes), que se estabelece um verdadeiro marketing relacional. A velocidade a que a produção de mensagens /conteúdos é gerada tornou-se consideravelmente maior já que exige um ajuste quase diário para responder e adaptar-se às interações e resposta dos consumidores às mensagens veiculadas.
Investimentos e Resultados: Os custos do online são necessariamente muito menores e os resultados dos investimentos em campanhas ser acompanhados e ajustados diariamente.
Como integrar?
Com uma estratégia blended, a equipa comercial tem a possibilidade de trabalhar sobretudo leads qualificados, as marcas podem oferecer descontos quer no espaço físico como no online para estimular as visitas num canal ou noutro, ou finalmente a organização de um evento presencial pode realizar uma campanha de email marketing a partir dos dados recolhidos dos participantes.
O Blended Marketing será sempre a melhor opção pela capacidade que traz ao oferecer um valor acrescentado que pode ser customizado e rentável. Outra ideia a fixar é que se a experiência de compra online tem cada vez mais adeptos, a experiência de compra no off line também não pode ser esquecida já que campanhas ou experiências mal geridas na interação presencial podem ser, e serão certamente, rapidamente disseminadas nas redes socias.
Olá Hugo,
ResponderEliminarAchei deveras interessante o teu artigo a falar um pouco sobre o blended marketing e, portanto, vou também partilhar a minha opinião! De forma a destacar-se dos concorrentes e também para ultrapassarem tempos difíceis de retração de mercados, as empresas precisam de desenvolver novas formas para fortalecer os seus negócios e reduzir ao máximo os custos. Neste sentido podemos afirmar que o blended marketing teve um contributo valioso! Com a evolução tecnológica, as empresas decidiram aproveitar a ubiquidade e mobilidade da comunicação, marcando a sua presença em mercados onde estaria o seu público-alvo, sendo que ainda hoje o fazem. Se for bem implementado, este faz com que seja possível chegar a novas clientes e aumentar a taxa de fidelização dos mesmos. Por exemplo, quando uma empresa está interessada em entrar em novos mercados, o blended marketing pode ser uma forma excelente para facilitar a sua internacionalização, aumentando o retorno e diminuindo os custos.