domingo, 16 de maio de 2021

O papel dos influencers no marketing digital

Os influenciadores digitais são uma das maiores tendências do marketing na atualidade. Contudo, a escolha deste profissional nem sempre é fácil e acertada, porque é necessário escolher pessoas que tenham um perfil que faça sentido no contexto da marca, ou seja, a escolha deste profissional tem que veicular o conteúdo que esta transmite. Para além disso, existem outros aspetos fundamentais a considerar na escolha do influenciador, como: o tráfego (onde ele/a vai colocar o seu produto/serviço ou marca), qual o público que ele vai alcançar para a empresa (segmentação), qual a sua credibilidade e histórico. Como se pode verificar, ao contrário muitas vezes do que se pensa, estes aspetos são mais ou tão importantes do que o número de seguidores do influencer, uma vez que as redes sociais estão repletas de seguidores pouco fiéis.

Depois de selecionado o perfil do consumidor, a marca/ organização deve definir uma estratégia de comunicação, que deve estar integrada com as restantes ações da marca, o website, as redes sociais, newsletter, entre outros. Nesta estratégia de comunicação deve também estar bem definido o nível dos stocks (por exemplo, edições limitadas) e prazos de campanhas específicas, descontos, cupões, entre outros.


Enquanto isso, a marca deve acompanhar sempre a atuação do influenciador, pois este se tornará uma extensão da marca. Por isso, é importante definir o modo e as práticas de atuação do influenciador para que não haja sobreposições com outras campanhas ou marcas que possa estar a trabalhar.

Por fim, os resultados devem ser controlados e medidos, para isso é necessário ter em consideração o nível do tráfego, o aumento de seguidores ou das vendas finais, o número de cliques num link personalizável, a utilização de um código de desconto para determinado influenciador, entre outros).

Mas, o impacto das atitudes dos influenciadores digitais na imagem da marca pode ser incomensurável. Por isso, gostaria de saber qual a vossa opinião sobre: Quais as principais características devem ser avaliadas para a escolha do influenciador digital?

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário