domingo, 6 de junho de 2021

Levi's: A Mudança na Indústria da Moda

Sabiam que a indústria da moda é considerada uma das indústrias mais poluentes? Desde a produção, fabrico, transporte e uso (lavar, secar e engomar). Cada vez mais os consumidores compram mais roupa para a usarem menos. Os impactos ambientais sentem-se sobretudo ao nível do consumo de água, da erosão dos solos, da emissão elevada de CO2 e dos resíduos e desperdícios resultantes. 


Há 2 anos a Levi's assumia que iria alterar a forma como trabalhavam. É então que surge um upgrade do progresso da marca quanto às metas de sustentabilidade estabelecidas em 2025.
Sendo esta, uma marca preocupada com a sustentabilidade do meio ambiente e dos seus produtos eis que surge um dos seus mais recentes anúncios publicitários - "Buy Better. Wear Longer" - sobre o consumo excessivo realizado na indústria da moda. Este anúncio conta com a presença de alguns influencers e atletas de alta competição, tais como: Jaden Smith, Naomi Osaka, Marcus Rashford, Hailey Bieber, Emma Chamberlain, entre outros.


A Levi's tem vindo a inovar a qualidade das suas calças de ganga, mas também dos restantes produtos com o objetivo de que estes durem o maior tempo possível. Poder-se-á dizer que os produtos Levi's são feitos para serem usados e desenhados para se tornarem melhores com a idade, como o vinho!


No meu ponto de vista, a Levi's para além de reforçar o seu papel na sustentabilidade, aposta em DeMarketing. "O que é DeMarketing?" -  perguntam vocês. 

DeMarketing pode ser definido como um esforço realizado por uma empresa para reduzir o consumo e/ou a procura de um produto, por outras palavras, qualquer tentativa de desencorajar os consumidores a comprar um determinado produto.

Considero interessante todo o trabalho que a Levi's tem vindo a desenvolver, mas será que esta conseguirá ser rentável face à diminuição das quantidades vendas?


 Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3

1 comentário:

  1. Bom dia Mariana, curiosamente já me cruzei várias vezes com ações da nova campanha Buy Better. Wear Longer, e fico sempre a pensar se os influencers escolhidos fazem sentido para a mensagem que a Levis quer passar.
    O Jaden Smith, a Hailey Bieber e a Emma Chamberlain, são os que mais acompanho do grupo de influenciadores, e é possível ver nas suas redes socias outra parcerias que eles têm que são um pouco contraditórias a esta mensagem. O que faz com que acabe por ficar confuso, pois ao mesmo tempo que se associam a este projeto que procura reduzir o consumo excessivo de produto de moda, também se associam a outras marcas que não têm este princípio.
    Sei que é complicado para uma marca escolher alguém que seja 100% representativo da ideia e ao mesmo tempo relevante para o público a quem se dirige, mas penso que a Levis deveria ter feito uma melhor seleção.

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