Esta pode ser uma questão que a maioria das pessoas já pensaram pela manhã, no entanto são muitas as personalidades, criadores de conteúdo on-line e influenciadores que remetem essa questão à sua audiência, ao seu público alvo. E qual será a importância de o fazer? Será apenas para criar conteúdo digital? Para manter o relacionamento com os seguidores? Ou pode ser considerado um estudo do próprio mercado, da tendência de opinião e consumo?
É que cada vez mais comum que marcas, empresas, personalidades e pessoas individuais recorram aos questionários dicotómicos, e sondagens da sua audiência através das redes sociais para adaptarem os conteúdos ou campanhas para essas preferências. Esta estratégia, para além de criar envolvimento com os consumidores proporciona maior aceitação pelo público e garantia de sucesso na campanha e conteúdos criados. Por exemplo, marcas como a Fanta, frequentemente recorrem a sondagens do seu público através das redes sociais para o lançamento de novos sabores garantindo uma melhor aceitação; Nas redes sociais, influenciadores e criadores de conteúdo colocam para sondagem da sua audiência qual o melhor outfit para uma festa, garantindo a adaptação da promoção dos produtos patrocinados consoante a preferência dos seus seguidores e assim conseguirem maior exposição desses produtos. Da mesma forma, permite um feedback instantâneo tornando possível uma reação imediata e o ajuste do conteúdo para melhor servir, esclarecer e ir de encontro à preferências, desejos e necessidades da audiência.
Já alguma vez fizeram um inquérito no Instagram?
SIM / NÃO
Fontes:
https://www.marketingtechnews.net/news/2022/may/03/how-marketers-can-reduce-overspend-in-digital-advertising/
https://www.marketingtechnews.net/news/2022/may/10/using-martech-to-prevent-a-poor-digital-customer-experience/
Olá André!
ResponderEliminarEm seguimento da tua publicação, diria que todos os dias que entramos no Instagram deparamo-nos com uma pergunta quer seja de uma marca ou de outro utilizador individual que seguimos.
Relativamente ás tuas perguntas, e na minha opinião, penso que isto serve simultaneamente para interagir com os consumidores, aumentando o engagement, como para realizar estudos de mercado.
Inclusivamente penso que esta é uma ferramenta muito útil e poderosa para as marcas, na medida que:
- é barato
- dá aos consumidores a sensação que participa nas decisões da marca, que esta os ouve e envolve
- quem interage são normalmente consumidores que usam os produtos/serviços da marca, por isso a opinião é mais importante
- permite ás marcas adaptar a sua oferta tendo em conta os resultados
Penso que de futuro cada vez mais serão as marcas a usar esta estratégia!
Parabéns pelo post! ;)
Olá André! No seguimento do que a Beatriz disse, acho realmente que esta é uma das melhores formas das marcas comunicarem com os seus seguidores, é um "inquérito" acessível e de quase garantida participação, praticamente como uma sondagem à boca das urnas... permitindo identificar as reações dos seus seguidores no momento e recolher dados interessantes para determinar estratégias. Obrigada pela partilha!
ResponderEliminarNa MyCloma usamos imensas vezes esta ferramenta. É uma forma gratuita de fazeres análises de mercado ou testares algum produto. Garante algum engagement à marca e faz os seguidores sentirem-se parte da comunidade da marca. Nós usamos e recomendámos! :)
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