Nos últimos anos tem-se verificado cada vez mais uma preocupação ativa das marcas e empresas em promover formas de engagement positivo.
A combinação da era digital com consumidores da Geração Net (bastante mais exigentes) apresenta aspetos negativos, uma vez que estes indivíduos prestam menos atenção e dedicam menos tempo as marcas. Tal acontece principalmente quando as mensagens têm um cariz puramente comercial.
Assim, o que consegue chamar a atenção dos consumidores são mensagens com algum valor positivo associado, recorrendo, por exemplo, a histórias que toquem o seu lado mais emocional. O objetivo final é fidelizar os consumidores através de costumer engagement.
A nova campanha publicitária da The Body Shop segue esta mesma estratégia, tentando tornar-se útil aos olhos da sua target audience desde 1976. "Be Seen. Be Heard" é o slogan desta campanha e pretende que os jovens façam parte dos processos de tomada de decisões políticas e que as suas vozes sejam ouvidas por aqueles em cargos de poder.
Efetuaram um questionário em 26 países e através dos dados obtidos perceberam que "76% dos jovens a nível global sente que os políticos não os escutam e 75% afirma que os políticos não são de confiança". Graças a estas conclusões a marca juntou-se à Organização das Nações Unidas com o intuito de exigir que os jovens e as suas opiniões passem a ser tidas em consideração na tomada de medidas que vão impactar o seu futuro.
Fontes:
https://www.thebodyshop.com/pt-pt/sobre-nos/ativismo/beseenbeheard/a/a00072
https://marketeer.sapo.pt/esta-campanha-da-the-body-shop-quer-levar-os-politicos-a-ouvirem-os-jovens/
https://www.thebodyshop.com/en-gb/about-us/activism/beseenbeheard/a/a00072
Olá Rita! Muito interessante esta campanha de ativismo da The Body Shop. A marca sempre se posicionou em torno de um propósito social, tipicamente relacionado com a proteção dos animais em particular (Forever Against Animal Testing) e também a favor da preservação da natureza em geral. Esta campanha posiciona a marca também em termos políticos, numa altura em que os consumidores jovens esperam que as marcas tomem posição em relação ao que se passa na sociedade. No entanto, 56% acreditam que muitas marcas usam estes posicionamentos de forma pouco autêntica e apenas como estratégia comercial, naquilo que é chamado de "wokewashing" (marcas a fingirem-se "despertas" para o que se passa). Vamos ver se a The Body Shop convence ou não!
ResponderEliminarOlá Rita! Concordo a 100% com a afirmação que fazes no que respeita ao facto de que: "o que consegue chamar a atenção dos consumidores são mensagens com algum valor positivo associado, recorrendo, por exemplo, a histórias que toquem o seu lado mais emocional." Sem duvida que, enquanto consumidora, me identifico com isso. Quanto mais me sentir ligada à marca pela história que ela conta, mais provável será eu adquirir o bem ou serviço. Ou seja, de facto o objetivo é fidelizar os consumidores através de costumer engagement... e parece-me ser um excelente meio para alcançar o fim a que a The Body Shop se propõe. :)
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