terça-feira, 17 de maio de 2022

Habitica


Todos nós temos as nossas tarefas diárias que temos que fazer, sejam estas tão simples como comer o pequeno-almoço ou complexas como limpar a garagem. Muitos já utilizam aplicações que os ajudam a ter uma lista destas tarefas, assim não se esquecem de nenhuma. Mas, nada pode ser feito quanto ao aborrecimento que sentimos ao fazê-las, a não ser ouvir música, mas mesmo isso começa a ser aborrecido. Por isso mesmo, Habitica foi criada.

Habitica, antigo HabitRPG, é um RPG (role playing game) onde o utilizador cria um avatar assim como, uma lista das nossas tarefas. Depois poderá executá-las e assinalar no jogo o seu progresso e receberá prémios como ouro, dinheiro do jogo, e armaduras para o seu avatar se tornar mais forte. Mas claro tudo isto está dividido em categorias, sendo estas Habits, Dailies e To-Dos.

Primeiramente, os Habits, estes são hábitos que o jogador quer manter, criar ou mesmo destruir. Por isso estão divididos em 2 tipos, o positivo e o negativo. Se o utilizador cumprir os positivos recebe boas recompensas como experiência e ouro. Se cumprir um mau hábito a sua personagem perde vida. Se o jogador consegue fazer um bom hábito vezes suficientes este fica verde, demonstrando que este conseguiu tornar um hábito. Se, por outro lado, um mau hábito é executado muitas vezes, fica a vermelho pelas mesmas razões.

De seguida as Dailies, são tarefas mais pequenas que normalmente auxiliam os Habits, são atividades que embora menos importantes têm de ser cumpridas e como tal o jogador recebe ouro e experiência por cada uma cumprida, caso não seja perde vida.

Por último, os To-Dos, são a única atividade que o jogador pode criar e eliminar à vontade sem penalização. Caso não sejam cumpridos este não perde vida. É uma categoria de atividades muito menos importantes e não têm que estar relacionados com as outras.

Para aumentar o engagement e fazer jus aos outros RPGs, Habitica tem uma divisão de níveis, onde quanto mais pontos o utilizador tiver mais níveis sobe, melhores serão as suas armas e armaduras e mesmo os seus animais, que o jogo incentiva a colecionar. Para além disso os utilizadores podem criar guildas dentro do jogo para poderem jogar com outros, sendo estes amigos ou desconhecidos e claro, podemos controlar os avatares para irem em aventuras com o resto da guilda. Estas aventura também são feitas por utilizadores. Ou, por outro lado podem competir contra outros jogadores.

Esta App, incentiva as pessoas a criarem bons hábitos e abandonarem os maus, dando-lhes recompensas virtuais, que serão usadas nesta para competirem ou cooperaram com outros jogadores, tornando assim o mundo mundano das tarefas num jogo animado e com recompensas.

Fontes:

https://blog.getsocial.im/is-gamification-the-only-way-for-apps-to-survive/

https://en.wikipedia.org/wiki/Habitica#cite_note-14

http://topmobiletrends.com/habitrpg-app-turn-tasks-game/

https://habitica.fandom.com/wiki/Gamifying_Your_Lists

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