84% dos jovens portugueses não volta a comprar em lojas onde teve uma má experiência!
Segundo um estudo elaborado pela plataforma de pagamentos Adyen, onde evidencia o perfil do consumidor português mais jovem, pertencente à Geração Z, que considera ser o grupo que irá dominar o mercado nos próximos anos, os dados demonstram que 84% dos jovens em Portugal não fará compras em estabelecimentos com os quais tenha tido uma má experiência, quer online quer em loja.
Os consumidores portugueses mais jovens, pertencentes à geração Z, pós-millenial, gostam de ter tudo aquilo que desejam de forma imediata, uma consequência do mundo digital em que estão imersos. São consumidores exigentes, independentes e apresentam um sentido de multitarefa, onde o seu tempo de atenção é muito breve.
As marcas necessitam de desenvolver uma estratégia coesa em todos os formatos de venda, sejam online ou físicos, uma que vez, a geração Z, espera poder "ver e comprar" onde quer que esteja para obter o que precisa.
O estudo refere ainda que a camada portuguesa mais jovem substituiu quase totalmente o dinheiro físico por cartões: 86% dos jovens entre os 18 e os 26 anos prefere utilizar cartões, enquanto um total de 31% dos inquiridos deste grupo etário já nem sequer utiliza cartões físicos para fazer compras, confiando num dispositivo móvel ou em e-wallets como o Apple Pay ou o Google Pay para realizar o pagamento.
Paralelamente, 27% dos jovens abandonará uma loja se não tiver os seus métodos de pagamento preferidos e 23% pensa que as empresas têm de tornar a experiência de compras mais interessante através, por exemplo, de experiências de realidade virtual ou de eventos/actividades especiais.
Para dar resposta as exigências que esta nova geração em particular apresenta, as marcas necessitam de implementar soluções de comércio unificado, ou seja, optimizar a viagem do consumidor através de múltiplos canais (web, móvel, loja, call center), uma vez que, segundo o estudo, 60% dos jovens são mais leais a um comércio que se preocupe em agilizar a experiência do consumidor, permitindo, por exemplo, a compra online e devolução em loja.
Por fim, além da experiência de compra multicanal, esta nova geração preza muito as questões sociais e ambientais, ficando as marcas a ter que se adaptar a uma nova exigência dado que, 43% dos jovens da Geração Z considera que a ética de uma marca assume um valor fundamental na escolha de uma loja em detrimento de outra.
Olá Hugo! Muito obrigada pela partilha, achei o artigo muito interessante e extremamente atual!
ResponderEliminarJá que também pertenço à Geração Z, posso dizer que, pessoalmente, faço parte desses 84% dos jovens portugueses que não volta a comprar em lojas onde teve uma má experiência. Uma vez que a concorrência é cada vez maior, é importante que as marcas apostem na experiência e relação com o consumidor, para "não ficarem para trás". Relativamente aos métodos de pagamento que também falaste no artigo, concordo que cada vez se usa menos o dinheiro físico para pagar e acrescento ainda que outro dos meios que se tem vindo a utilizar muito e que também faz parte das minhas escolhas na hora de pagar é através do MbWay, simples e rápido :)
Apesar de identificar no estudo a geração Z, pode-se estender às restantes gerações porém possivelmente com outro impacto. Sendo eu da geração millennial posso assegurar que dificicilmente volto a um local onde tive uma má experiência. Os métodos de pagamentos contactless cativaram-me e são atualmente o método de pagamento que uso preferencialmente. Com as questões referidas evidencia-se a importância do desenvolvimento de um ambiente de serviço adequado para tornar a entrega de um serviço ou compra de um produto num momento memorável e numa experiência positiva. Cada vez mais, a experência do cliente será mais relevante para a satisfação e fidelização de um cliente.
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