Existem cerca de um bilião de utilizadores ativos em plataformas de realidade aumentada (AR) e prevê-se que este número duplique até 2024. À medida que os marketers continuam a tentar perceber de que forma estas novas tecnologias imersivas podem ser eficazes e atrativas para estes mercados, algumas organizações já estão a dar os primeiros passos neste novo espaço.
- A Autodesk está a usar o seu software para projetar e construir novos mundos virtuais para o entretenimento e jogos.
- A Benetton ainda não vende roupa no metaverso, mas os utilizadores podem participar em jogos e atividades para acumular descontos que podem ser usados em lojas físicas.
- ByteDance é uma empresa responsável pelo TikTok e está a testar o seu próprio mundo virtual Party Island.
- Gucci e Roblox em maio de 2021, apresentaram uma galeria virtual onde durante duas semanas pode ser experienciada dentro do jogo com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca junto dos mais jovens.
- JPMorgan Chase um dos maiores banco dos Estados Unidos e o sétimo maior do mundo e com o objetivo de modernizar a marca criou o the onyx que é um espaço de convívio no mundo virtual do decenterland.
- Meta platforms Inc, a companhia por detrás do horizon worlds, recentemente desenvolveu um conjunto de ferramentas de monetização digital onde os criadores de conteúdos podem ganhar e tirar proveitos com os seus produtos no metaverse.
- A Wendy 's é uma cadeia de fast-food internacional criou uma loja no “worlds” onde providencia a um local para interações sociais, jogos e campanhas de marketing.
- O maior retalhista Wallmart está a desenvolver o seu “customer engagement” através da plataforma Decentraland apesar de ter alguns problemas relacionados com a experiência na óptica do utilizador.
Para além destes exemplos temos ainda marcas como a Nike e a Disney, que estão neste momento a expandir as suas áreas de negócio para o metaverso.
As marcas podem rentabilizar os seus ativos no metaverso, a exposição e o aumento do reconhecimento da marca aparenta ser uma das maiores vantagens de estar presente no metaverso. Mas antes de entrar no metaverso as marcas devem primeiro determinar a sua posição, avaliar os riscos e benefícios de entrar neste tipo de ambiente digital. O metaverso pode ser a próxima forma de interagir e usar a internet para comunicar e, por isso, é importante que as marcas se mantenham atentas às alterações neste território, ainda muito desconhecido.
Olá Ricardo! Muito bom este resumo da presença das marcas no metaverso. Sem dúvida, uma realidade incontornável!
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